Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Além dos eixos x e y


Em o “Discurso sobre o método” é notável a valorização do bom senso e da razão de que o autor utiliza-se. Estes últimos fatores, ademais ,são necessários para aumentar os conhecimentos em relação às leis da natureza. Mais especificamente, na área da medicina. Onde o autor reitera algumas vezes a importância desta última. Para tanto , Descartes utiliza-se de um método , individualmente, padronizado cujos objetivos são organizar seus pensamentos ,ações e dificuldades. Tal método consiste em 4 normas básicas. E , antes de aplicá-las, para as pesquisas e reflexões, é necessário, antes,que se passe por um estágio intermediário. Uma moral provisória. Esta possui , também, 4 normas.

Outrossim ,embora, o filósofo faça a valorização da razão – tanto na moral consolidada , quanto na provisória -- os pressupostos do método cartesiano são metafísicos. Haja vista a afirmação de que um Ser Perfeito regeria as leis naturais.A dualidade pode ser observada quando o autor explica a física da circulação sanguínea humana, onde ele não se utiliza da metafísica. Mostrando , portanto, uma mescla de fatores mundanos e religiosos.

Em suma , o método tem como finalidade beneficiar o público. Por conseguinte, repassando o máximo de conhecimento possível por meio da obra. Ademais , esta última , serve de estímulo também para outros indivíduos , ditos virtuosos, para que pesquisem também acerca das leis naturais. E que estes possam encontrar ainda mais verdades do que o próprio Descartes e ,assim, favorecer , ainda mais, a população. “ Pois é insuficiente ter espírito bom , o mais importante é aplicá-lo bem”. ( Descartes). De maneira que , o “Discurso sobre o método” possui uma visão futurista.

Nome : João Vítor Dantas Alves . Turma : 1° ano , noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário