Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

A Dialetica Materialista e a Dinamica Ciclica da Historia



- Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels foram filosofos e cientistas do seculo XIX. Viveram no periodo da revolucao industrial e puderam observar a intensa exploracao a que a maioria da populacao estava submetida. A semelhanca de outros pensadores de seu tempo buscaram solucoes para essa injusta assimetria social, mas o metodo que empregaram foi decisivo para o sucesso de sua teoria.

- Primeiramente refutaram as ideias de outros pensadores chamados "socialistas" como Robert Owen, Charles Fourier e Saint-Simon. Suas criticas em relacao a eles eram sua base demasiado metafisica, pois inspiravam-se no idealismo alemao, e sua pratica de carater solidario, religioso e, portanto, utopico. O socialismo deveria partir nao das mentes privilegiadas de homens iluminados, mas da ciencia.

- Baseados no estudo da historia e da economia, os pensadores buscaram identificar os elementos que constituiam a dinamica social. Em sua observacao concluiram que a economia e a base para o estudo da sociedade, esse eixo materialista historico opunha-se frontalmente aa dialetica hegeliana, pois esta propunha estabelecer a ascencao e queda das culturas como principio historico. Para Marx e Engels a cultura, a politica e as instituicoes de uma sociedade formam uma superestrutura que depende em ultima estancia de sua base economica.

- Identificaram-se na historia ciclos economicos denominados "modos de producao" como os modos de producao oriental, escravista, feudal e capitalista, todos marcados por uma luta de classes sociais opostas: uma minoria exploradora e uma massa explorada. Observou-se este conflito permeando toda a historia e concluiu-se que era um principio intrinseco aa historia, a dialetica.

- Os filosofos analisaram cuidadosamente a sociedadede de seu tempo buscando identificar os mecanismos pelos quais a burguesia, proprietaria do capital e dos meios de producao, explora o proletariado, classe que dispoe apenas de sua forca de trabalho. Identificaram por exemplo a mais-valia, a diferenca entre o salario do proletario e a riqueza que ele efetivamente produziu, que constitui o lucro do burgues.

- A partir da observacao da sociedade, Marx e Engels previram que o socialismo surgiria naturalmente das tensoes dialeticas atraves de uma revolucao violenta em que o proletariado se apropriaria do Estado, iniciando uma ditadura, na qual os meios de producao seriam coletivizados, bem como a pruducao e a renda, o trabalho seria auto organizado e a sociedade desierarquisada, caminhando para uma aceitacao geral dos ideais socialistas que culminaria na extincao do Estado, iniciando assim a fase final, o comunismo.

- Na sociedade comunista, entretanto, a dialetica mantem-se, apenas muda seu eixo. O comunismo e uma sociedade sem classes, onde a producao e coletiva e nao visa o lucro, mas a suficiencia, isso gera um ambiente otimo para o crescimento da populacao e do consumo, esbarrando entao na limitacao dos recursos naturais. A essa limitacao Marx e Engels propoem o desenvolvimento cientifico e tecnologico para tornar cada vez mais eficiente a exploracao da natureza, por isso o socialismo seria mais viavel quanto mais avancada fosse a tecnologia de uma sociedade.

- Obviamente o socialismo cientifico falhou em suas previsoes, em nenhuma nacao o comunismo existiu, embora a exploracao do trbalho pelo capital seja intensa. Isso pode ter ocorrido por varios motivos. Marx e Engels nao contavam com o desenvolvimento do poder de seducao do capitalismo, a tecnologia tornou a exploracao mais sutil, ainda que mais eficiente, contribuiram tambem alteracoes nas relacoes de trabalho, como o fordismo, e ainda a atuacao do marketing foi decisiva para a formacao da sociedade de consumo de massa. Outro ponto a elevar e que nenhum dos paises em que o socialismo se instalou era tecnologicamente desenvolvido, neles o socialismo nunca passou da fase da ditadura do proletariado e acabou se deformando. Outro fator, talvez o mais importante, foi a intensa oposicao geopolitica do capitalismo, pois este esta sempre disputando mercado.

- O marxismo parece hoje uma teoria superada, mas ha de se considerar que vivemos num momento de grande evolucao tecnologica, exatamente a condicao propicia aa instalacao do socialismo, tornando essa teoria mais viva e aplicavel como nunca antes na historia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário