Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Marxismo-engelsismo, por que não?

O Manifesto do Partido Comunista sintetiza o pensamento construído por Marx e Engels e, por esse motivo, torna-se a base do socialismo científico, corrente filosófica que influenciou e continua influenciando milhares de pessoas por todo o mundo, com o seu discurso crítico e revolucionário que pretende por fim às grandes agonias humanas.

Esse manifesto, como já dito, teve como autores Marx e Engels. Sei que isso é algo óbvio demais no contexto universitário, mas que para mim merece destaque, afinal de contas, muitas vezes, percebo que o mérito da construção do pensamento socialista é delegado apenas a Marx (como podemos notar pelo uso frequente e exclusivo do substantivo marxismo por aqueles que querem se referir ao socialismo científico), como se Engels fosse um mero suporte intelectual. É no Manifesto do Partido Comunista que estão postuladas as bases de tudo o que se construiu depois em relação ao socialismo científico. O materialismo histórico dialético, a luta de classes, o papel da burguesia, o papel do proletariado, a importância da revolução e etc., são temas abordados no manifesto.

Ao ler textos escritos por Engels, como o “Materialismo dialético como método científico”, percebo que este pensador foi responsável por construir o método que viria a ser utilizado por Marx e pelo próprio Engels, na construção do socialismo científico. Além disso, Engels também foi fundamental para tornar o socialismo, de fato, científico, pois esteve em contato com a classe operária e pôde, por meio disso, empreender uma análise social que é fundamental para a compreensão da realidade. E foi a partir dessa análise sociológica, feita por Engels, que Marx entendeu a situação operária e escreveu em prol de sua melhora.

Dessa forma, compreendo que Marx e Engels trabalharam verdadeiramente em conjunto para construir um pensamento que constantemente é retomado. Os dois trabalharam em áreas diferentes, Marx mais preocupado com a questão econômica e Engels com a social, mas os dois foram, de fato, complementares na construção do socialismo científico. Por isso, não entendo e não concordo com a individualização do socialismo científico, e sim, estou repetindo a expressão mais uma vez, pois me recuso a caracterizá-la como apenas “marxista”, (por que não Marxismo-engelsismo?!) ou qualquer outro dialeto que inclua Engels no lugar de onde não deveria ter sido excluído.


Um comentário:

  1. Não sou adepto das teorias humanistas de salvação para a humanidade. Sou cristão. E sou adepto do conceito de salvação pela fé em J.C. do Novo Testamento.

    Todavia, sou formado em Ciências Políticas e Sociologia e, como tal, exerço o meu direito de pensador humano na área dos conhecimentos humanos. Assim, concordo com a idéia de as teorias de Socialismo e Materiallsimo Científcos devma ser vinculadas aos dois pensadores sociais dos últimos séculos, que são são Marx e Engels, Por sinal eram ambos contemporâneos e parceiros em suas idéias.

    A Deus o que é de Deus e a Cesar, o que é de Csar. Tributos sejam tributados a quem os merece!!!

    ResponderExcluir