Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011



Metafísica vira Materialismo

O ideal capitalista ganhou um impulso com o nascimento do pensamento iluminista, os valores burgueses se difundiram sob o título de aurora da humanidade, no entanto, apesar de contribuir com a sociedade em aspectos como a valorização do racionalismo, o iluminismo fez com que a burguesia carregasse em si os elementos de sua própria destruição ao dominar a classe trabalhadora.
A dominação desenfreada de uma classe por outra causou a indignação de certos pensadores, o que fez com que surgisse um pensamento de igualdade social. O socialismo existente antes de Marx, e criticado por ele, é o socialismo utópico. Esse socialismo consiste numa espécie de ímpeto da alma, na vontade de transformar o mundo e tem suas bases fundadas na metafísica.
Os primeiros pensadores socialistas não fundamentavam suas propostas em bases reais, concretas. É a incapacidade desses pensadores de perceber as contradições do munso real que Engels critica considerando como utopia. Ele prova a verdade de sua afirmação no fracasso das tentativas dos socialistas utópicos de estabelecer esse sistema na época.
Engels acreditava que o socialismo era algo latente na sociedade, que deveria ser aflorado pelo materialismo dialético, gerando uma energia social renovadora, que estimularia uma nova forma de pensar e agir, de caráter revolucionário, que gerasse abundância para todos. O socialismo utópico difere do científico principalmente no sentido de que, apesar de eficaz em suas denúncias, é ineficaz ao moldar um caminho de emancipação.
No entanto, o socialismo de Marx e Engels, o socialismo científico só poderia se dar em uma sociedade na qual o capitalismo já tivesse existido, pois é o capitalismo o responsável por gerar forças produtivas que possibilitem a geração de riqueza a ser distribuída, então, de maneira justa.
Engels caracteriza seu método como um materialismo dialético, no entanto a dialética utilizada por Engels não é a mesma utilizada por Hegel. Hegel analisa a história sob uma interpretação, para Engels, idealista, que projeta a ideia acima de tudo, o que levaria a conexões falsas segundo o socialismo científico. Já ao materialismo caberia desvendar as leis do desenvolvimento histórico, pois a evolução do conhecimento fornece o material para desvendar as análises.

Nesse sentido Engels analisa o que os socialistas científicos consideram como a principal lei histórica: a história da luta de classes, no momento, a luta proletariado-burguesia.

Acreditando que havia exploração do proletariado por parte da burguesia, os socialistas chegaram a estabelecer qual seria o mecanismo de exploração, e chegaram então à mais-valia, um conceito que relacionava a utilização de mão-de-obra operária, gerando certo valor para o burguês, com o pagamento ao proletário de um valor menor que o gerado por ele.
Para os que acreditavam no socialismo científico, o capitalismo deveria ser superado fazendo com que acabasse a contradição referente aos meios de produção, que contavam com uma produção social, dependente de vários operarios, mas com apropriação capitalista, gerando altos lucros apenas para o detentor dos meios de produção. Isso se daria quando o proletário se apoderasse do Estado burguês extinguindo os antagonismos e tornando desnecessária, posteriormente, até mesmo a presença de um Estado. É isso que dá ao marxismo um caráter tão revolucionário e ao mesmo tempo o torna difícil de ser alcançado, ainda mais num mundo onde o capitalismo ainda impera, dominando e regendo a vida das pessoas cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário