Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

O socialismo pela visão de Engels

O autor Friedrich Engels, ao escrever a obra "Do socialismo utópico ao socialismo científico" em 1880, propôs demonstrar, na forma de folheto, aos trabalhadores da época suas idéias sobre o socialismo e expor melhor os conceitos marxistas. Para ele, o socialismo nascer da necessidade de se romper com a ordem vigente, no caso o capitalismo. Os "iluminados", homens que ao romper com os laços do Absolutismo durante a Revolução Francesa, revolucionaram ao acreditar na racionalidade como forma de se reger as sociedades. A burguesia assim emergiu diante dos privilégios antes dados à aristocracia e liderou a sociedade, criando assim seus próprios privilégios. Começa assim uma luta de classes então entre a burguesia (detentora do poder de mercado e dos meios de produção) e da classe trabalhadora (oprimida e explorada para a acumulação de capital pela classe dominante).


Engels, ao citar os pensadores Saint-Simon, Owen e Fourier, explica seus pensamentos sobre o socialismo utópico que pregavam. Saint-Simon explica o conflito entre "trabalhadores" e "ociosos", além de acreditar que o governo deve expressar a administraçao da sociedade e o mundo economico que a cerca. Fourier já faz uma crítica à burguesia por acreditar que a diferença de classes que ainda persiste pós-revolução faz brotar a pobreza que assola a classe trabalhadora. Prevê uma sociedade cooperativista como solução para as desigualdades, pois só assim as riquezas seriam divididas entre aqueles que a produziram. Já Owen acredita que o socialismo só será alcançado com condições dignas aos trabalhadores, oferecendo educação para que se ilumine os industriais e operários para compreensão da sociedade moderna. O trabalho seria fundamental para a edificação da sociedade. Apesar de toda análise sobre os socialistas utópicos, Engels discorda durante a obra sobre esse método por não o considerar aplicável e incondizente com a realidade.

Ao considerar essencial para a sociedade moderna a aplicação do socialismo como ciência, Engels faz uma dualidade com as idéias hegelianas. A idéia de Marx e Engels é o apropriar da dialética hegeliana, mas com ressalva ao seu carater idealista, e assim fazer uma análise da luta de classes . É esse conflito que estabelece o movimento da matéria. O autor se utiliza de dois recursos para fazer a analise da sociedade atual, o materialismo-histórico e o materialismo dialético. O primeiro se caracteriza por desvendar as leis ao desenvolvimento histórico, enquanto o segundo faz uma leitura do mundo sempre em desenvolvimento onde o motor deste é a luta entre as classes. Assim o autor preconiza que o proletariado e a burguesia foram ao longo da história formadas e são produto necessario para a luta de classes.

No capitalismo a produção também é social, porém a acumulação não é. Engels acredita que no socialismo apesar da produção ser social também, a possibilidade de se produzir riqueza deve ser dividida para todos para que assim se forme uma sociedade mais abundante e com estrutura social mais estabelecida. Seria para ele uma idéia de igualdade radical, com a perpectiva de equalizar a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário