Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Por que ainda capitalistas?

Engels foi o grande responsável por tornar a obra marxsta mais próxima da realidade, Marx nunca foi um grande pesquisador de campo, já o primeira o fazia com muita facilidade pois mantinha um relacionamento com uma operaria irlandesa tendo, assim, contato direto com a classe operaria.

O filósofo elogia o Iluminismo por romper com o passado, no entanto ressalva que a razão iluminista se converte em racionalidade burguesa, através da quebra de privilégios da nobreza a burguesia cria seus próprios privilégios ( privilégios de mercado e etc.), traindo os valores da revolução francesa, sendo assim, a racionalidade é útil apenas no momento em que surge. A classe burguesa caminha para o seu próprio fim, pois seu sistema impõe uma luta de classes, e esta mais tarde trará o fim do capitalismo.

Para Engels todas as experiências socialistas que foram realizadas até então eram consideradas utópicas, todas fracassaram e foram obras de homens "iluminados”, sem tecnologia suficiente seria impossível o sucesso de alguma dessas experiências.

O socialismo deveria surgir em algum lugar desenvolvido, devido à impossibilidade de "socializar a miséria", isso era especialmente verdade quando levado em conta a precariedade dos meios de produção da época, somente somando o capital e a ciência o socialismo cientifico teria chance de funcionar.

Se o capitalismo cria seu próprio fim e a ciência é o que se necessita para tornar o socialismo possível, num primeiro momento é estranho que depois de todos os avanços tecnológicos da época ainda vivamos no sistema capitalista. Mas, se analisarmos com mais cautela veremos que a própria tecnologia necessária para o socialismo é o que faz com que o capitalismo perdure. A melhora nos meios de produção faz com que o proletariado tenha a impressão de diminuição da exploração, a jornada de trabalho diminui, seu trabalho se torna mais fácil e ainda podem comprar mais aparelhos eletrônicos, lhes dando um falso sentimento de ascensão social.

Desse modo, fugimos da previsão de Engels, que não contava com a inteligência burguesa de "mascarar" a exploração e continuamos a viver na sociedade capitalista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário