Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Proletariado capitalista

Engels em sua obra “Do socialismo Utópico ao socialismo cientifico” busca amadurecer as ideias socialistas primitivas utilizando a ciência. Na analise dele, os autores “Utópicos” teorizam que o socialismo aparece como a verdade a ser revelada pela visão de alguns homens especiais e, por isso, não situam suas teses na realidade. Engels defende o estudo dos fatos sociais e das condições históricas, a necessidade de estudar o fenômeno em seu nascimento e caducidade.

Nesse estudo, o autor alemão observa que as lutas sociais surgidas a partir da revolução industrial, refletem uma das principais leis históricas: a luta de classes. A historia natural é marcada pela dialética e, assim, passa por uma transformação permanente. Assim também é a historia humana que, com exceção do estado primitivo, foi toda marcada pela luta entre as classes sociais.

Então para Engels o socialismo é um percurso natural da historia e produto necessário da luta entre as duas classes. O comunismo seria a síntese da luta de classes entre a burguesia e o proletariado. Essas duas classes, à época, seriam opostas em seus interesses e ideologias.

Porém essa oposição entre as classes hoje em dia não é mais tão forte quanto naquela época. No contexto de suas publicações Engels não contava com a capacidade do capitalismo de atrair a classe trabalhadora e inteligentemente fazer concessões a fim de amenizar o conflito entre as partes. E está ai a grande dificuldade de se colocar as ideias socialistas em prática: o desejo do trabalhador é um dia ser burguês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário