Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012


Até que ponto
É num período de efervescência social que surge a corrente filosófica chamada Positivismo. Esta escola originou-se na França no início do século XIX, ganhando força na segunda metade deste século e no início do século seguinte, período este que compreende o surgimento de uma sociedade industrial.
Criada por Auguste Comte, a filosofia positiva difere da filosofia tradicional, abstrata e metafísica, por vislumbrar a realidade. Ou seja, os positivistas buscam interpretar e entender a sociedade para intervir nela, diagnosticando seus problemas. Sendo assim, ela é uma ciência da ação e da utilidade, tal como a baconiana.
Com o Positivismo, o poder espiritual passa a ser dos cientistas e dos sábios, não mais dos religiosos, assim como o poder material passa a ser dos industriais. Por isso, Comte resume que “saber é poder”.
O Positivismo comteano influenciou diversos países da Europa e da América do Sul, principalmente o Brasil. O maior exemplo de tal influência no Brasil é notada no lema de nossa bandeira, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim". O lema “Ordem e Progresso” mostra que a ordem é uma condição inerente ao progresso e que cada coisa em seu lugar conduz a uma orientação ética da vida social. Por isso, o Positivismo é tido como conservador.
Neste contexto de aplicação do positivismo como forma de se evitar a desordem, tem-se, em janeiro de 2012, a desocupação de Pinheirinho, área ocupada irregularmente por cerca de 9 mil pessoas, localizada no município de São José dos Campos. Devido à finalidade de manutenção da ordem, a retirada das famílias dessa área tem um certo caráter positivista, já que se optou por devolver a área ao proprietário, que tem o direito legal, ao invés de se pensar no bem-estar daquela população carente, sem condições pecuniárias suficientes para se estabelecer em outro local sem ajuda do Estado.
Apesar dos legados positivos que a filosofia de Comte trouxe para a ciência e para o desenvolvimento da humanidade, alguns conceitos são levados ao extremo e acabam por ser mal utilizados. Pelo exemplo comentado anteriormente, fica a seguinte pergunta: até que ponto alguns conceitos positivistas devem ser utilizados na sociedade moderna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário