Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

Compreendendo o positivismo

Auguste Comte (1798-1857) foi o criador do positivismo, cujo contexto social foi o da Revolução Industrial no qual as mulheres começaram a se inserirem no mercado de trabalho, as máquinas tornaram importantes no processo de produção. Ele primeiramente denominou “física social” que para ele seria a ciência da sociedade, entretanto mais tarde passa a ser chamada de filosofia positiva.
Para Comte, o Positivismo seria o terceiro e mais avançado estágio do conhecimento humano. O primeiro seria o teológico no qual agentes sobrenaturais por ação direta e continua produz os fenômenos; o segundo, que seria o estado metafísico no qual basta substituir os agentes sobrenaturais por forças abstratas, e estas por sua vez teriam a capacidade de produzir os fenômenos observados. No terceiro estágio, segundo o filósofo, “a explicação dos fatos, reduzida então a seus termos reais, se resume agora em diante na ligação estabelecida entre os diversos fenômenos particulares e alguns fatos gerais (...)”, ou seja, o primeiro estágio seria primitivo, o segundo uma transição e o terceiro o ápice, auge social no âmbito do conhecimento humano. Todos os estágios são necessários para o  amadurecimento das formas de compreensão e explicação do mundo e Comte admite que as ciências mais aperfeiçoadas conservam traços tanto do estado teológico quanto do estado metafísico. Ele ainda faz um paralelo com a vida de uma pessoa, a infância seria teológica, a juventude metafísica e a virilidade seria positiva. Depreende-se também que seria no positivismo que o espírito humano estaria amadurecido, pois ele lida somente com temas concretos que são respondíveis.
O positivismo analisando a ligação dos diversos fenômenos particulares com os fatos gerais seria uma “ciência de combate, de ação que interpreta para intervir”. Até porque diferentemente das outras filosofias, o positivismo esta interessado no real, no concreto e não no metafísico.
Por fim, o pensamento positivista continua moderno, pois tem reflexos até hoje, são alguns deles: a influência exercida entre os militares entre eles Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto o que fez com que o lema de nossa bandeira “ordem e progresso” fosse positivista; a fundação da igreja positivista que até hoje atua no país e ainda a forma de pensar positivista que até hoje muitas pessoas possuem até mesmo sem saber. Por isso é fundamental compreender o positivismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário