Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A ciência elevada a décima impotência

Para alcançar "ordem e progresso", lema da corrente de pensamento liderada por Auguste Comte, seria necessário alcançar o terceiro dos três estados da evolução humana: o estado positivo, marcado pelo triunfo da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana.

Acontece que para alcançar esse patamar é necessário abandonar qualquer tipo de concepção que não tenha sido experimentada previamente. Qualquer tipo de pensamento abstraído do universo tátil, das sensações e não comprovado por testes deveria ser revogado. Estão compreendidos nesse meio a filosofia, a teologia, a metafísica e outros parâmetros pelos quais se orienta a humanidade.

É uma visão que acompanhou a sociedade moderna e esteve de acordo com sua organização técnico-industrial. Seu estímulo desencadeou avanços na industrialização, as mudanças provocadas o tonaram anacrônico. É impossível separar desenvolvimento de sustentabilidade e consumo de consciência para poder seguir em frente com o progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário