Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Comte e o Positivismo

     Positivismo ocupa, mais ou menos, a segunda metade do século XIX em todo o mundo civilizado. E representa uma reação contra o idealismo abstrato, propugnando um respeito maior para com a experiência, para os dados positivos. O positivismo, porém, fica no mesmo âmbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, propugnando o absoluto do dado da experiência.
     Augusto Comte é um cientista que dispensa apresentações, pelo fato de todos já o conhecerem ou ter nota da sua participação essencial neste movimento. Baseado nas doutrinas de seu ex-mestre e chefe, Saint-Simon, e ainda combinando trabalhos de outros ideológicos e filósofos, Comte promoveu um inteligentíssimo método de investigação, que ficou resumido em três palavras-chave: observação, comparação, crítica.
     O positivismo é uma filosofia determinista que experimenta através de sistemas, mas que não responde as perguntas metafísicas da observação e da experiência. Ele afirma o que é objetivo no mundo físico ao mesmo tempo em que nada fala a respeito da existência natural dos objetivos metafísicos.




Arthur Gouveia Marchesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário