Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estudo social

  Comte nasceu na França em um período de muita turbulência social atrelada a uma crise de valores morais.Devido a isso fez estudos da realidade dos fatos a fim de formular leis naturais para modificar a natureza humana. 
  Para Comte as leis sociais deveriam ser como as ciências exatas, assim como a física. Deveria haver a adoção de um critério de verdade. Suge então, a sociologia, a ciência exata para a organização social.
  A sociologia, na concepção de Comte seria dividida em duas partes, a primeira é a estática social e a segunda a dinâmica social. Uma refere-se a união da sociedade e a outra sobre as mudanças da mesma.
  No positivismo a sociedade funciona como uma organismo vivo, no qual todas as partes funcionam juntas, já que para haver progresso não pode existir individualismo. 
  A influência positivista na educação dá-se com o currículo fragmentado, além do fato de haver necessidade de privilegiar as ciências exatas em detrimento das humanas, isso pois com a primeira tem-se a observação da própria verdade.
  O positivismo teve grande repercusão na América Latina, sobretudo no Brasil.O próprio movimento republicano no século XIX teve participação de positivistas, tal fato pode ser observado na constituição de 1891 e na bandeira brasileira com a frase "Ordem e Progresso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário