Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

A filosofia positivista de Comte e seu contexto histórico




               Em sua obra, Comte promove a perspectiva da física social, a medida em que procura perceber o que faz mal á sociedade, para então curá-la. O contexto histórico da obra traz agitações sociais promovidas pelo modo de produção capitalista recém implantado, que alterou todas as relações sociais, adaptando-as ao mercado.

               A partir de então, as exigências mercadológicas superaram as necessidades humanas, ocorrendo uma privatização da terra a medida em que não é mais possível produzir para sua própria subsistência, que por sua vez só é alcançada com a venda da força de trabalho.

               A alteração não restringiu-se á ordem econômica e política, mas também a social, visto que a diferença entre dominantes ("cérebros") e dominados ("braços") passou a ser determinada pela propriedade e capacidade de gestão do capital, e não mais pela hereditariedade.

               Comte, portanto, promove o conhecimento das patologias presentes na sociedade e suas origens, com a finalidade de devolver a esta sua ordem natural. Procura analisar a sociedade como um organismo vivo e interdependente, através da filosofia positivista e, com isso, acredita superar a tradicional.

Um comentário: