Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Física Social de Comte

A complexidade da sociedade faz com que seu entendimento seja também complexo. A partir dessa idéia, August Comte elabora seu método de análise, denominado Física Social, que, assim como a física, baseia-se em leis lógicas que tentam explicar os fenômenos recorrentes.
            Não somente isso, Comte afirma que a física social surge com o amadurecimento ‘positivo’ das demais ciências. Com isso, ele introduziu uma corrente de pensamento até hoje muito utilizada, o positivismo.
            Trata-se da objetividade do método frente às abstrações a que estamos sujeitos, ‘o útil frente ao inútil’. No entanto, ele admite que é preciso o conhecimento fundamentado da demais ciências, uma vez que o positivismo surge do amadurecimento das mesmas.
            Comte, que se baseou nas produções de Bacon e Descartes, ao introduzir seu trabalho, revolucionou as formas de pensamento e interpretação dos fenômenos sociais e, embora muito criticada, sua corrente de pensamento se faz presente não só em diversas formas de governo, mas também em cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário