Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Incompreendido

          A complexidade do mundo, hoje, está fora do alcance das explicações positivistas. August Comte é muito criticado não só por ignorar a metafísica mas também por acreditar que a as pessoas deveriam lutar para que as realidades sociais não mudassem, pois cada um desempenha um papel na sociedade e esse papel deve ser valorizado.
          Comte tem uma imagem ligada ao conservadorismo, e grande parte dos pensadores de hoje parecem tê-lo esquecido. Fato facilmente constatado ao se visitar o seu túmulo no cemitério do Père-Lachaise, um túmulo simples e sem muitos adornos reflete o pouco orgulho que Paris tem desse sociólogo.
          Mas a realidade é que Comte não é bem compreendido. Este sociólogo contribuiu muito para o pensamento de sua época e não só pessoas como países inteiros, como o Brasil, foram influenciados pelos ideias positivistas. No caso do Brasil, muito se avançou em períodos dominados pelas ideias positivistas, um exemplo disso foi a Era Vargas.
          Na óptica do positivismo clássico, a ideia de reforma social traz o estabelecimento de condições dignas de existência para todas as classes sociais e existe uma grande preocupação em relação a achar meios de se curar a sociedade das supostas “anomalias” que causariam um mal funcionamento da sociedade.
          A verdade é que o positivismo bem aplicado seria muito melhor do que o socialismo real, por exemplo, que teoricamente deveria trazer igualdade para todos e melhoras sociais, mas que na verdade criou um sistema tão repressor quanto outros que vieram antes.
          Sendo assim, dentro do positivismo de Comte existem princípios que defendem o amor pela sociedade que, se estivesse funcionando de forma eficaz, traria uma experiência de paraíso na Terra. Mesmo que não houvesse mobilidade social, o que é péssimo para qualquer sociedade, existe na solidariedade positivista uma tentativa de salvação da sociedade,que acabaria resultando no bem estar do indivíduo.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário