Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mentalidade Positivista


  O positivismo pauta-se na ideia de que o indivíduo faz pelo todo, ou seja, cada “peça” deve cumprir seu papel para que seja mantido o funcionamento da sociedade. A sociedade funciona como um corpo humano, dependendo assim de todos os órgãos para que possa ter um funcionamento pleno. Embasado nesses ideais o positivismo prima pelo bom funcionamento da sociedade e o desenvolvimento ordenado das coisas.
  
  Segundo Comte o ser humano passa por três estágios distintos na vida: teológico, metafísico e positivo. Durante o estado teológico as explicações advêm de vontades análogas as nossas como a religião e crendices, daí esse estado também ser conhecido como fictício. No estado metafísico o ser humano põe sua psicologia sobre a natureza, com isso, a metafísica desconstrói a ideia teológica de subordinação do homem ao sobrenatural, exigindo-se explicações cientificas. Já o estado positivo, detém-se à descrição dos fatos, sem se preocupar com explicações, consistindo na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação.
  
  A grande importância do positivismo está na organização técnico-industrial da sociedade moderna. Sendo assim, o positivismo pode ser compreendido como produto da sociedade técnico-científica e ao mesmo tempo, como uma ferramenta para o desenvolvimento e consolidação da mesma. Fundamentalmente, o positivismo de Comte, caracteriza-se pela devoção à ciência, guiando a vida individual e social de cada ser humano.







Um comentário:

  1. Subordinar a imaginação á observação quer dizer deixar de lado as crenças e superstições e focar no fato real,não é nenhuma desqualificação da imaginação,pois Comte disse que devemos "saber para prever a fim de prover(prevenir)",ou seja para prever precisamos usar um pouco a imaginação,mas de forma a não virar delírio ou distração.

    ResponderExcluir