Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O fim de conceitos pré-fabricados


Quando chamamos alguém de positivista, normalmente, em nossa sociedade, esse termo assume uma carga altamente negativa, como se a teoria criada por Comte, no século XIX, fosse tão de direita, conservadora e normativa que quem acredita nela não tem plena visão da realidade social, o que não necessariamente corresponde à realidade.
            Comte tenta, por meio de uma teoria totalmente inédita, propor uma nova forma de viver e de encarar os problemas sociais, se distanciando dos motivos mais subjetivos e profundos de cada situação e se focando em resolver um caso geral, para sanar definitivamente um problema, uma chaga na sociedade, e não um caso específico e pouco abrangente.
            Na História do Brasil, quando tentamos explorar o terreno positivista temos algumas reformas sociais expressivas, como as leis trabalhistas, mas também temos um grande retrocesso, como a alienação da população e a ditadura política, o que contribui para consolidar as críticas acerca da teoria positivista. Isso no mínimo é um erro de postura das pessoas, pois o problema, na maior parte das vezes, é de cunho político e não referente à doutrina.
            Um grande erro desses indivíduos, que criticam o positivismo, é o motivo pelo qual eles acreditam que a doutrina esta errada e não o fato de dizer que ela possui erros, pois os erros positivistas são inúmeros, principalmente o fato de se acreditar em uma sociedade estática em que todas as pessoas têm seus papéis sociais determinados, que ninguém pode ascender socialmente. Cada pessoa, apesar de ser exposta a um determinado ambiente, tem o poder de escolher como quer que sua vida seja e batalhar para isso, ninguém é obrigado a se manter em condições precárias de vida somente porque ela ter um futuro mais próspero alteraria o equilíbrio social.
            Sendo assim, a teoria positivista merece críticas, como qualquer outra, pois nenhuma teoria é perfeita, porém a informação acerca de determinado assunto é base fundamental para se tecer críticas sobre ele.
Colocar em prática o positivismo é inviável, pois no mundo em que vivemos as falhas contidas nessa teoria tornariam a vida insustentável, devido a essa estática social extrema poder ser encarada de forma totalmente discriminadora. Mas discutir e se informar mais sobre esse assunto pode ajudar em alguns quesitos, como o de criar políticas públicas que resolvam os problemas sociais de maneira definitiva e abrangente e proporcionar um enriquecimento intelectual perdido em conceitos pré-fabricados a respeito do tema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário