Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Positivismo incluso na sociedade

   A corrente filosófica do Positivismo, fundada por Auguste Comte, surgiu na França no começo do século 19, e tem como ideia principal a que o conhecimento científico é superior e este deve se embasar rigorosamente em fatos devidamente testados e comprovados, e prega ordem e método como instrumentos imprescindíveis ao desenvolvimento social. 

   Na evolução da corrente positiva, surge o Positivismo Jurídico. O qual coloca em segundo plano o chamado 'Direito Natural' defendido por outras correntes, colocando como prioridade às determinações das leis. Por acreditar que o Direito deve ser principalmente o produto da autoridade do poder legislativo.

   O que traz a questão: Será um método que é de certa forma comedido capaz de compreender e caminhar junto à uma sociedade tão plurificada como a atual?

   Enquanto a corrente Positivista reduz a esfera do conhecimento à visão científica, excluindo outras formas de assimilação e interpretação do mundo, ele também dá caráter de universalidade ao conhecimento, quando liga o objeto ao todo que o cerca (contexto natural, histórico). Enquanto rebaixa o pensamento crítico, superestimando a coleta contínua de informações e dados científicos, também se atenta à relatividade do conhecimento, o enxergando de diferentes formas de acordo com seu tempo histórico. E enquanto separa a ciência de alguns conceitos contemporâneos de ética (como o já citado Positivismo Jurídico), fato que para mim é grave, ele também afirma a importância das ideias e valores para a construção do homem que vive em sociedade.

   Acredito que o positivismo traz grandes vantagens à visão de mundo atual, mas é necessário que esteja aliado à outras correntes que supram suas áreas incompatíveis com o mundo moderno.

Nicole Gouveia Martins Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário