Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Positivismo na atualidade


Percebemos a presença da seguinte frase na nossa atual bandeira: “Ordem e progresso”. Isso significa que, por mais que não nos demos conta, as sociedades atuais muitas vezes se apoiam em ideias surgidas no passado, em contextos específicos. Ideias estas que, apesar de serem originárias de uma realidade passada, permanecem atuais e têm muitos adeptos, como é o caso do positivismo.

Não é apenas a frase na bandeira nacional que expressa o quão presente são as ideias positivistas na atualidade. Afinal, há quem defenda, nos dias de hoje, a presença necessária da ordem para que haja o progresso como consequência natural dessa situação, assim como Auguste Comte – criador da ciência positivista – propôs nos seus escritos.  Ou seja, de acordo com a visão positivista - surgida em um contexto no qual as massas populares, descontentes, se rebelavam – a ordem estabelecida em uma determinada sociedade deve continuar (estática), para que, dessa forma, a mesma consiga progredir (dinâmica). Desse modo, qualquer tipo de revolução ou sinal de ruptura com os padrões da sociedade estabelecidos até então era visto como algo prejudicial à sociedade, posto que, assim, a ordem teria sido afetada.

Para justificar tal raciocínio, a sociedade chega a ser comparada a um organismo, o qual é composto por diversos elementos e estes, por sua vez, têm funções específicas. Segundo essa analogia, então, o proletariado, que na época questionava a concentração de poder nas mãos das classes dominantes, estava prejudicando a ordem, querendo interferir nas funções dos outros elementos desse organismo social e deixando de cumprir as suas próprias, ocasionando, portanto, a deficiência desse complexo organismo.

No entanto, se pensarmos desse modo, estaríamos negando os progressos alcançados pela humanidade através de revoluções e rupturas, tais como a Revolução Francesa, que pôs fim aos privilégios abusivos de uma nobreza que estava no poder havia séculos ou a Revolução dos Sutiãs e anos de não aceitação àquilo que já estava pré-estabelecido em nome da igualdade de gêneros entre homens e mulheres, culminando na conquista de direitos importantes a favor das mulheres na sociedade atual ou ainda o movimento hippie, que rompeu com vários padrões culturais da época, influenciou uma geração inteira e pressionou o governo a parar com as guerras que ajudava a promover, como a do Vietnã.

A verdade é que, para que haja um real progresso na sociedade, deve haver um equilíbrio entre a estaticidade da mesma, defendida por Comte, e as rupturas. Nem sempre a estabilidade e a garantia da ordem ocasionam o progresso, pois com o passar do tempo o contexto e as necessidades sociais mudam e, muitas vezes, pedem um novo modelo de estruturação da sociedade. Contudo, para que haja uma reestruturação social, quando esta for necessária, não é preciso romper com tudo aquilo que estava estabelecido anteriormente: deve-se unir aquilo que parece adequado do modelo antigo às ideias novas para que, dessa reciclagem de ideias, nasça um novo modelo social.

3 comentários:

  1. A ordem "estática"no positivismo se refere as organizações públicas necessárias,como escolas,hospitais,justiça,moradias etc...;já o progresso"dinâmica",refere-se ao desenvolvimento econômico,social,científico,tecnológico etc...,portanto não se trata da manutenção do status quo,é na verdade o oposto,pois prega a necessidade de planejar a sociedade com critérios científicos"estatísticas e outros meios de observação e conhecimento ",para garantir a sociedade desenvolvimento justo para todos,segundo palavras de Comte "Melhorar conservando"; No que se refere as revoluções o positivismo condena o uso da violência não interessa o motivo,portanto não é contrário a movimentos pacíficos e sociais,até pelo contrário foi o positivismo a primeira ideologia a defender os trabalhadores,segundo comte é necessário garantir ao proletariado a inclusão na sociedade,ou seja é uma defesa das causas sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erik, vi outro comentário seu em outro post pertencente ao jornal GNN, e não poderia concordar mais contigo, caso ainda utilize essa conta gostaria de conversar mais com um colega positivista.
      Meu e-mail é: mathbittencourt@outlook.com

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir