Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

A justiça torta de Comte.

"O Progresso é a lei da história da humanidade, 
e o homem está em constante processo de evolução."
Auguste Comte

  Patologias sociais. Duas palavras que trazem não só um imenso contexto histórico consigo, mas também uma valoração negativa, talvez por ideologia, talvez por ignorância. Ser positivista, no pós-positivismo, nunca costumou ser algo louvável, simplesmente pelo fato de Comte não ser bem compreendido.
  Evidente que cada homem pode ter suas idéias e não concordar com as demais, contudo é inegável o esforço do filósofo para a melhoria da sociedade.  A sociedade estamental, aspecto da teoria de Auguste Comte, mesmo não bem aceita, ela traz toda uma gama de soluções para os problemas da população, e essa imobilidade é o que possibilita essa harmonia. Pode não ser a única teoria para a melhoria social, ou a melhor, mas ela existe e é completamente executável.
  Devaneios com sociedades ideais como comunistas, onde se pressupõe uma bondade humana intrínseca, apesar de geniais, não passam de ideais, utópicas. Lutar por elas não traz efetividade nas resoluções das problemáticas reais.  
  Este aspecto é um dos grandes problemas que hoje a sociedade encontra, pois está sem ideologias palpáveis.  O capitalismo é constantemente criticado por não proporcionar igualdade, oportunidade além de diversas vezes causar imensas inversão de valores. O comunismo atuante está morto e os partidos brasileiros estão andando entre a linha da utopia, da corrupção, da ilusão do povo e desenvolvimento sustentável.
  A sociedade continua com problemas insolúveis, com pobreza, miséria e desonestidade generalizada e, mesmo depois de tantos anos,  ainda não foi encontrada a solução. Solução que Comte, tortamente deu. Mas temos direito de criticá-lo e julgá-lo teoricamente injusto quando pouco mudamos e evoluímos ? 


MARIANA MORETTI RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário