Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ordem e Progresso

Real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. É dessa forma que Comte define a sua corrente filosófica. Tal conjunto de idéias, desenvolvidas no início do século XIX, critica a teologia e a metafísica, passando a analisar a sociedade de acordo com a observação e não com a dedução. Dessa forma, o positivismo pode ser considerado um movimento de base empirista.

Uma das principais idéias de Comte é: cada indivíduo tem o seu papel na sociedade, que nao funcionará corretamente sem o seu cumprimento. Assim ele compara a sociedade como um organismo, onde cada órgão, cada sistema tem a sua função necessária para o bom funcionamento do indivíduo.

A consequencia disso é a utilização das suas idéias para defender o caos, as "doenças" da sociedade industrial, uma sociedade marcada pela exploração do proletariado industrial por parte dos burgueses. A frase "Ordem e Progresso" reflete bem isso. O significado é: uma sociedade organizada, onde todos os indivíduos cumprem perfeitamente os seus papéis é uma sociedade que vai progredir. Seria Comte um pensador pró-burguesia?

José Eduardo Garcia Tavares

Um comentário:

  1. Respondendo a tua pergunta: Não Auguste Comte não é um pensador pró-burguesia,pois saiba que é de Comte a ideia de que os proletariados devam ser protegidos por leis(direito do trabalhador"CLT"),é de Comte a afirmação de que "O capital tento sua origem social deve também ter um fim social",Auguste Comte também dizia em suas obras que a riqueza esta apenas sob a tutela dos ricos,mas que ela pertence a sociedade; Outra coisa importante de se esclarecer é o dito "Papel na Sociedade",todos tem um função importante na sociedade para que ela funcione bem,isso é verdade, mas ninguém será obrigado a fazer o que não quer,Comte defende a educação,gratuita,laica,científica e humanista para todos ricos e pobres,homens e mulheres para que cada um dirija sua vida como quiser,escolha o que quer fazer,sem a tutela do estado,a única doutrina onde as pessoas são obrigadas a fazer o que o estado manda é a socialista/marxista,onde não é possível mudar de função(trabalho)ou classe social,porque não existe classes ou liberdade profissional.

    ResponderExcluir