Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

Ordem x Progresso


                Augusto Comte, no início do século XIX, em sua obra “Curso de filosofia positiva”, ditou os parâmetros da corrente filosófica chamada positivismo. Segundo Comte, o positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento válida.
                O positivismo só considera verdadeiro o conhecimento comprovado cientificamente, descartando os conhecimentos adquiridos por meio dos costumes, senso comum, etc. Além disso, o positivismo vê o mundo como um sistema planetário, onde cada peça tem seu lugar fixo, sua função essencial para o funcionamento do conjunto, como uma engrenagem em uma fábrica.
                De fato, o positivismo foi muito importante, levando em conta o contexto em que foi criado (Revolução Industrial), tendo reflexos nos séculos XIX e XX, inclusive no Brasil, como por exemplo, na inscrição da Bandeira Nacional: “Ordem e Progresso”. Mas, será que o positivismo ainda cabe em nossa sociedade? Será que o conhecimento científico é mesmo o único verdadeiro?
                O conhecimento baseado no senso comum, no mito, nunca deve ser desprezado, afinal, ele é o primeiro passo para o conhecimento comprovado cientificamente. Além disso, é preciso levar em consideração os Direitos Humanos e os princípios sociais. O positivismo ainda cabe na sociedade, para continuarmos produzindo conhecimento prático, tecnologias, etc. Porém devemos ser bons positivistas, para a Ordem não superar o Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário