Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os benefícios do positivismo

A filosofia positivista de Auguste Comte, surgiu na França no início do século XIX, período o qual engloba a Pirmeira Revolução Industrial. Devido a excessiva introdução das máquinas nas linhas de montagem, há o surgimento de uma nova classe social: a operária. Tendo em vista as más condições de serviço, estes trabalhadores dão início a manifestações providas de indignação e rebeldia.
É neste contexto que Comte propõe sua filosofia, segundo a qual é necessário o abandono da metafísica para que torne-se possível uma análise mais concreta da sociedade. O autor introduz a teoria de que deve-se observar a sociedade e seus conflitos buscando controla-la e, simultâneamente, compreende-la. Comte acreditava ser possível observar a vida social por meio de um modelo científico, interpretando a história da humanidade, e a partir dessa análise, criar um processo permanente de melhoria e evolução.
Segundo ele, a filosofia nao deve ser uma ciência superficial meramente especulativa, ela deve, sobretudo, influenciar na sociedade. Para Comte, o estado positivo era o último estágio na construção do conhecimento e antecedendo-se a este encontra-se o estágio teológico e, posteriormente, o metafísico. Ambos necessários ao amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo, porém o estágio terceiro (positivo) destaca-se como marco no aperfeiçoamento do espírito humano.
O autor equipara a sociedade a um paradigma newtoniano, pois segundo este existem leis gerais e regulares que condicionam o movimento cotidiano de todos os astros e por conseguinte, na sociedade também existem leis gerais que controlam os fenômenos sociais, instituições, governos e manifestações.
O positivismo proposto por Comte afirma que somente com disciplina e organização há progresso. No entanto, apesar de radical e rigoroso o positivismo acompanhou e estimulou a organização técnico-industrial da sociedade moderna e fez uma exaltação otimista do industrialismo. Nesse sentido, pode-se compreendê-lo como produto desta sociedade que a leva a desenvolver-se e consolidar-se prosperando.

 
Giovanna Cardassi dos Santos Yarid
 

 

 

 


 

Um comentário:

  1. Um artigo bem pensado e escrito sem fazer acusações ou afirmações,que são comum aos artigos dos nossos meios acadêmicos. Excelente.

    ResponderExcluir