Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

Os três estados


     Em Curso de filosofia positiva, Augusto Comte propõe uma filosofia que pudesse descrever e explicar por meio de leis como funciona a sociedade. Suas teses são de grande importância, criando algo que é até hoje identificado em vários Estados do mundo, inclusive no nosso próprio país, como na bandeira nacional.
     Segundo Conte, em uma das suas mais celebres criações, existem três estados pelos quais a historia da sociedade atravessa. O primeiro, teológico, é os influenciados pelo sobrenatural, que é utilizado pelo homem para explicar os fatos que ocorrem ao seu redor. Após ele, vem o estado da metafísica, que é uma transição, onde a busca por respostas já se encontram mais ligadas à natureza, ainda que com caráter sobrenatural. Por fim, chegam ao estado Positivo, onde as respostas são prioritariamente cientificas, numa busca por aquilo que é útil ao ser humano, àquilo que é real.  
    Comte buscava assim, definir um novo conhecimento, que é uno, mas parte do amadurecimento das ciências naturais, sendo que estas são fundamentais para sua compreensão. O positivismo serve na sociedade moderna, portanto, como uma base, para que o conhecimento se fundamente e desenvolva.


Murilo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário