Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Patologia social

A sociologia na visão de Conte possui princípios semelhantes ao da física, pois não busca um fim crítico revolucionário, mas sim a observação das leis que regem a sociedade a fim de sanar as patologias da sociedade. Deste modo o positivismo não se preocupa com a elucubrações da sociedade e com conjecturas da filosofia da sociedade, mas sim com a praticidade da observação das leis sociais.

Esta ciência somente se prende aos fatos, e não possui um engajamento ou mesmo uma vinculação ao seu objeto de estudo. No momento de surgimento do positivismo, ele foi inovador ao pensamento da época, por ser a primeira ciência a debruçar-se sobre a sociedade de modo objetivo.

O positivismo busca o real, ou seja resultados, sendo assim Conte classifica o positivismo como "o útil diante do inútil, o real diante do irreal". Nesta visão, as ideias abstratas da sociedade, como por exemplo o " contrato social" são inúteis , pois não possuem fins práticos diante da sociedade.

Para Conte, cada individuo na sociedade possui uma função da qual, não pode se ocupar de outra. Pois deste modo quebraria a sincronia que faz a sociedade funcionar saudavelmente. Os grupos sociais não devem ser modificados, onde cada um em sua função tem uma função vital para a manutenção do corpo social. Deste modo se obtém a ORDEM, o único elemento que possibilita o progresso. Devido a isto o sociólogo observa duas leis fundamentais á sociedade: A da estática, onde para o bom funcionamento da sociedade os grupos sociais devem permanecer imutáveis, e a Lei da Dinâmica, onde através do bom funcionamento do corpo social se alcançaria o progresso.
Nos ideais de Conte buscar as causas mais profundas das patologias é algo inacabável, logo devemos nos deter ao agora e aos fatos momentâneos, para curar de imediato as patologias sociais, com o fim de estabelecer a ordem e atingir o progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário