Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de abril de 2012

Qual ordem e qual progresso?


    A filosofia positiva tem a ideia de “ordem e progresso” como um de seus pontos centrais. E dentro da filosofia de Comte essa ideia transmite que na natureza e na sociedade existem aspectos os quais devem ser preservados, como aquilo de orgânico e de necessário á sociedade (ordem), e outros que devem modificar-se, representando a evolução do espírito humano (progresso). No entanto esse conceito positivista não foi e não é sempre aplicado sob essa óptica de interpretação, além de não permitir a mobilidade social.
  As ditaduras militares aplicaram – e aplicam - um positivismo deturpado á seus regimes, onde a manutenção da “ordem” justifica qualquer medida adotada. Mas torturas, paredões de fuzilamento, assassinatos, exílios e controles cultural e ideológico agravam as patologias sociais e são formas de resolução de problemas sociais não condizentes com a filosofia comteana. Esta acredita que é função do Estado curar as patologias sociais através de medidas que conscientizem a sociedade da importância das partes para o todo como, por exemplo, com a reforma da educação.
  Dessa forma, Comte defende a evolução do espírito humano através da conquista da consciência. Os homens deveriam ser ensinados para sua conscientização e não ludibriados, manipulados ou persuadidos. Afinal, uma vez que a consciência é atingida, em qualquer que seja a postura desejada, a mudança ocorre de forma efetiva no comportamento humano. “Ordem e Progresso” só serão realmente alcançados pelos indivíduos quando essa fórmula deixar de ser buscada sob o pretexto do poder. Nas palavras de Antoine de Saint-Exupéry, em Cidadela: “A ordem é o sinal e não a causa da existência. Da mesma maneira que o plano do poema é sinal de que ele está acabado e marca da sua perfeição.(...)Não tropeces na tua linguagem. Se impuseres a vida, fundarás a ordem; se impuseres a ordem, imporás a morte. A ordem pela ordem é caricatura da vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário