Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Será progresso?



Auguste Comte, fundador da sociologia e da filosofia positivista, propunha, a partir da ciência, criar uma sociedade pautada na ordem e no progresso. Suas ideias influenciaram gerações, e ainda hoje são a base de diversas ideologias. No Brasil, principalmente no final do século XIX, o positivismo teve forte influência nos primeiros governos republicanos, inclusive tendo a sua máxima inscrita na bandeira: ordem e progresso.
Entretanto, ideais que até então parecem nobres, trouxeram também consequências desastrosas para humanidade. A busca pelo progresso gerou uma incontrolável disputas entre os países, e estes, também pela consequência desse progresso, possuíam um grande poderio militar. Resultado: guerras mundiais, onde milhões de pessoas tiveram suas vidas danificadas.  
O progresso também é algo muito questionável nos dias de hoje. O planeta Terra já está sobrecarregado de avanços tecnológicos, e a natureza sofre com a religião da ciência. Até que ponto vale avançar e “passar por cima” de valores morais? Será o progresso do homem mais importante que o próprio homem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário