Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um Brasil ainda positivista

  O Positivismo de Comte por diversas vezes é interpretado como sinônimo de algo conservador e preconceituoso. Ser positivista, para muitos,é considerado uma ofensa, mas ao fazer o estudo profundo do positivismo e de seus preceitos percebemos que a sua influência é bem mais vasta do que se pensava.Comte é um defensor da manutenção da ordem social edificada,das classes sociais, pois assim a ordem é mantida. Ordem, eis uma palavra crucial, não só no positivismo como na sociedade contemporânea.
  Muitos gostam de fazer belos discursos sobre uma sociedade igualitária, citar as ideologias de Rousseau e Marx para defender uma sociedade em que o povo efetivamente governe. No entanto, todo esse rebuscamento no discurso é uma ilusão que nos impede de ver o quanto de positivista ainda há neste país. Fomos criados ouvindo que o lixeiro, por exemplo, desempenha um  trabalho muito importante para todos e por isso merece o nosso respeito, mas ao mesmo tempo escutávamos que é preciso seriedade nos estudos, pois sem o estudo o máximo que conseguiríamos era trabalhar como lixeiro. Mas como pode haver um trabalho que ao mesmo tempo em que merece respeito, ninguém quer fazê-lo? A maioria das pessoas não afirma que quer desempenhar uma trabalho importante para toda a sociedade? Ser lixeiro não é uma opção?
  A grande verdade é que dizemos respeitar os lixeiros, os catadores de lixo, os limpadores de fossa, mas na realidade o único sentimento que temos é alívio. Estamos aliviados com a existência dessas pessoas que trabalham limpando o lixo o dejeto de toda a população, uma vez que ele mantém a ordem e o bem-estar na sociedade e por isso somos gratos. No entanto, não os respeitamos realmente, pois a condição de trabalho deles sempre será na perspectiva de médicos, advogados e engenheiros, algo degradante em primeiro lugar.  Reconhecemos a importância da existência dos lixeiros para uma sociedade organizada, mas nossos filhos serão incentivados a estudarem o máximo possível para se tornarem doutores, pois esse é um título que é respeitado. Essa conduta é extremamente positivista, esse falso respeito com os catadores de lixo é só uma forma de manter a existência dos papéis sociais e assim cada um desempenha o seu papel para o bom funcionamento de toda a sociedade.
  Mesmo sendo renegado, o positivismo é uma corrente que influenciou e influencia a vida em sociedade no Brasil. A necessidade de manter a ordem, para que assim a nação progrida é algo passado de geração em geração de forma automática, quase que involuntária. Criticamos o positivismo, mas não percebemos que ele influenciou a nossa criação e o nosso cotidiano de forma preponderante.

Um comentário:

  1. Não é verdade que o positivismo defende uma ordem social edificada,isso é um rótulo criado nos nossos meios acadêmicos universitários que estão tomados pela militância de esquerda,socialista/marxista que cria essas calunias contra o positivismo,pois isso de ordem social também ocorre no socialismo/marxismo,onde os burocratas são a elite do sistema do governo e todo mundo quer estudar para ser um burocrata,classe privilegiada nos regimes socialistas/marxista,onde o povo não tem direito a nada,devendo só trabalhar sem nunca poder sair da miséria,pois no socialismo ninguém muda de classe permanece a vida toda na pobreza.

    ResponderExcluir