Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Descartes e seu legado histórico

              Em 1637 René Descartes, o fundador da filosofia moderna e precursor do racionalismo, publicou a obra o Discurso sobre o Método, sombolizada pela frase: cogito ergo sum - penso, logo sou. Ou seja, nesse trabalho, Descartes propôs uma maneira para desenvolver a razão e conduzir o pensamento a fim de aprimorar técnicas científicas, além de afirmar que a dúvida era o primeiro passo para adquirir o verdadeiro conhecimento. 
            A Obra tornou-se esplêndida não só pela natureza vanguardista - haja vista que o homem moderno era mais influenciado pela superstição e o misticismo do que o homem contemporâneo - mas também pelo legado deixado ao mundo ocidental, já que a partir dele surgirá inúmeros pensadores que ou concordam ou discordam de suas ideias.
            A despeito de tantas inovações, não podemos deixar de citar alguns possíveis pontos falhos da obra. René busca provar a existência de Deus afirmando que nada pode surgir do nada, mas então como que Deus teria surgido? Além do que, ele profere que um ser imperfeito não poderia originar um ser perfeito, no entanto a Teoria Endossimbiótica afirma que seres mais simples se agruparam para formar seres mais complexos. Em outras palavras, a Endossimbiose postula que algumas organelas das células eucariontes, cloroplastos e mitocôndrias, foram formadas a partir de um procarionte autótrofo que viveu em um organismo unicelular. Baseado nisso, então, o "menos" poderia ser a causa do "mais".
          Em síntese, o Discurso sobre o Método é uma obra fabulosa em decorrência do aspecto inovador em uma sociedade que ainda vivia embaixo da sombra da ignorância e desinformação, não que a atual seja totalmente informatizada e tecnológica, porém a propagação de ciência e conhecimento é muito maior que na época de Descartes. Por outro lado, René, homem como outro qualquer, era passível de erros. Sua obra não foi capaz de revelar todas as verdades, e nem deveria ser, mas foi um grande impulso para que o mundo moderno buscasse conhecimentos mais sólidos.