Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 26 de maio de 2012

A aplicabilidade atual da teoria socialista




   Muito se discute sobre a teoria socialista e a sua capacidade de se adequar ou não a realidade da sociedade do século XXI. O que se precisa entender, no entanto, é que a teoria socialista não foi criada como oposição ao capitalismo, mas como uma possível organização econômico-social para a superação deste que é o modelo atual. O socialismo é, portanto, consequência do modelo capitalista, é proveniente do capitalismo.

   O socialismo não desconsideraria os avanços conquistados com o modelo econômico atual, mas teria como um de seus principais objetivos socializar esses avanços.

   Um dos pontos defendidos não só por Marx, mas pelos socialistas em geral, é a dialética. A dialética seria a existência de um fato (tese) que provocaria uma negação (antítese) e, decorrente desse conflito, originar-se-ia uma síntese. Um exemplo dessa afirmação seria a recente aprovação do STF ao aborto de anencéfalos. A tese seria o nascimento e a consequente morte desses bebês ou até mesmo o nascimento sem vida, a antítese seria os apelos sociais pelo direito ao aborto e a síntese a aprovação do tribunal.

   A própria existência da dialética na sociedade e de questões como a exploração do trabalho são provas de que a teoria socialista continua, pelo menos em partes, atual. Negar tal fato seria o mesmo que negar a sociedade capitalista.