Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 29 de maio de 2012

Marx e Engels: socialismo utópico x socialismo científico

Em “Do socialismo utópico ao socialismo científico” Friederich Engels aborda de maneira lacônica as ideias marxistas, sobretudo a respeito do Socialismo Francês, a Filosofia Alemã e a Economia Inglesa. Engels ressalta a importância das antigas teorias socialistas, as quais pregava-se que em uma sociedade quando todos o compreendessem e nele acreditassem, ai então apareceria uma sociedade socialista, mas afirma que para tal sistema ser instaurado com êxito seria necessário situa-lo na realidade livre de utopias e ilusões. Disserta também a respeito do método dialético em oposição ao metafísico e sobre as contradições do capitalismo.  
            Marx e Engels  defendiam a analise da história material dos homens, suas relações entre si e com o meio natural , para depois desvendar as formas ideológicas. Propunham o estudo das relações empíricas entre indivíduos, países, classes, regiões, etc, conjuntamente com a interpretação de tais relações, pois o essencial era investigar o processo de desenvolvimento da sociedade. Acreditavam que a História, Economia e Política forneceriam base factual para se determinar o comportamento social, observados por um viéz crítico e um ponto teórico específico: o materialismo dialético.    
            Outro conceito abordado por ambos é o da luta de classes. É no conflito entre classes com interesses antagônicos, como por exemplo, a burguesia e o proletário, que a história atravessa seus diferentes estágios.  Uma classe só se origina na medida que indivíduos se reúnem para lutar contra outra classe, e como fruto desses conflitos a ideologia daqueles que vencem é transmitida com a ideologia geral.
            Apesar do socialismo real, pregado por Marx e Engels, nunca ter vingado de fato em país algum, as questões relacionadas ao Pensamento Socialista não devem ser consideradas ultrapassadas, posto que são importantes para retomarmos e repensarmos algumas discussões sobre determinados assuntos como  desigualdade entre classes, exploração econômica, má distribuição de renda, etc., uma vez que esses são "fantasmas" que nos assombram até hoje e cada vez mais.