Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tolerância webberiana


Max Webber, apesar de ser pouco estudado se comparado a Karl Marx, é um teórico de grande importância para os tempos modernos. Com seu “tipo ideal”, deu base a pesquisas que utilizavam como base os pressupostos, confirmando ou refutando os ao longo da pesquisa. Dessa forma, tal qual da Vinci quando produzia suas obras, os rascunhos/pressupostos são de suma importância para a evolução da produção.
Além disso, Webber defende que os valores dos pesquisadores não sejam passados para a pesquisa; um cristão até pode olhar atos muçulmanos com olhos cristãos, mas não deve colocar seus valores ao final da colheita dos dados.
Quem sabe utilizando Webber não possamos tornarmos mais tolerantes,  não fazendo julgamentos de valor baseados em nossos valores, desprezando outra cultura construída durante muito tempo  e que também nos vê com olhos de desconfiança, esperando que seja dado o passo reciproco rumo a compreensão.

Por um caráter universal

Para Weber, a função essencial da sociologia é a compreensão da ação social, o sentido que a determina e os valores que a movem. E o caminho a seguir para entendê-la é diferente do dogmatismo. Justificar tudo com uma verdade absoluta acaba impedindo a análise dos reais motivos que movem a sociedade.

É preciso olhar com "olhos frios" para distinguir intrinsecamente as razões de ser do objeto de estudo, sem contaminá-lo com seus valores pré-existentes. O conhecimento do geral deve ser tomado sempre como meio e não fim da análise.

Para facilitar essas percepções, Weber conceitua "tipo ideal", que é um meio pelo qual são supostas características do objeto de estudo de modo a encaixá-lo num determinado grupo e são previstos conceitos sobre ele a partir de então. Parece ter uma conotação pejorativa julgar pelas características aparentes, mas na verdade não há uma depreciação dos dados levantados, o que ocorre é uma breve delimitação que vai dar as bases e as coordenadas da análise. É mais fácil começar quando se supõe já saber algo, basta então eliminar as inverdades.


Para isso a ciência empírica é fundamental, já que a verdade científica vem da comparação dos fatos com o tipo ideal. Weber não constrói modelos, o que tem valor é sua pesquisa. É importante também que os resultados tenham um caráter universal, possam ser do entendimento de todos e qualquer um.




                                                  A ação social de Max Weber

                                              
Max Weber foi um grande pensador alemão e jurista, e devido a suas grandes contribuições no processo da construção da sociologia é um considerado seu fundador. Com suas reflexões extremamente importantes acerca da ação social, influenciou e muito na construção de conceitos seja da área política ou até mesmo da área jurídica do século XX.
Estudar Max Weber não é simples, com suas conceituações, reflexões extremamente críticas e uma linguagem nada fácil de compreender, o entendimento de suas obras é matéria de grandes pensadores, pois somente eles têm o conhecimento necessário para desvendar as ideias Weberianas.
Existe um grande equívoco quando se estuda Weber que é que alguns indivíduos pensam que Max Weber diz que o pensador tem que ser neutro, mas não é nada disso, Weber dizia que o pesquisador quando faz sua análise continua com seus valores e o que ele deve evitar é que esses valores passem a ser parte da análise realizada.
De acordo com Max Weber a função da sociologia era compreender as ações sociais, ou seja, as ações do homem convivendo em sociedade. Weber queria entender as ações sociais, pois através delas chegaria á essência dos valores que geram tais ações.
Colocando esse pensamento em prática seria como se quiséssemos entender os valores, os preceitos que levaram Osama Bin Laden, a ordenar os ataques às torres gêmeas localizadas em Nova Iorque, em setembro de 2001.
Portanto estudar Weber não é simplesmente refletir sobre a sociedade e sim refletir sobre as peças que configuram essa sociedade, que são os homens, e os valores que promovem tais ações na vida social.

 Afonso Marinho Catisti de Andrade