Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 31 de março de 2013

Ponto de reflexão

O filme “Ponto de Mutação” de Bernt Capra baseado no livro homônimo de Fritjof Capra apresenta várias questões relacionadas à vida. Isso se dá através do encontro de três personagens: a cientista Sonia Hoffmann, o poeta Thomas Harrimann e o político Jack Edwards, no Mont Saint Michel na costa francesa.
A partir do diálogo das personagens somos levados a refletir sobre diversos temas: filosofia, ciência, política, arte, religião, tudo de forma relacionada.
O filme aborda problemas dos modelos que guiam o conhecimento, como os criados por Descartes e Bacon, que, apesar de terem sido e, de certa forma, ainda serem muito importantes, não se adéquam totalmente a atual realidade.
Também é questionado o papel do conhecimento atualmente e suas implicações éticas, políticas, econômicas, sociais e culturais.
Além disso, muito se discute acerca de certos problemas, que já preocupavam quando o livro e o filme foram lançados e que se mostram muito presentes hoje em dia, como o uso irracional dos recursos naturais, a miséria, a fome, as guerras, as criações do homem e suas consequências, a perda de certos valores etc., e suas implicações para a vida dos seres vivos.
Porém, o mais importante, em minha opinião, é o que se é falado a respeito da compreensão desses problemas: não podemos analisá-los de forma isolada, pois tudo está relacionado, e para solucioná-los devemos começar mudando nossa forma de ver o mundo e isso só será possível a partir de reflexões, como as feitas em Mindwalk.

Letícia Roberta Santos
Texto referente ao filme "Ponto de Mutação"

Raciocínio indutivo

Em 1620 Francis Bacon publicou uma obra onde fez o que René Descartes viria a fazer alguns anos depois: apresentar um método para a busca do conhecimento.
A obra em questão é “Novum Organum” onde Bacon propõe que a conquista da verdade se dê através da observação e da experimentação.
Além disso, Bacon critica os antigos pensadores, pois acredita que a ciência criada por eles não tem utilidade na sociedade e é justamente isso que ele busca.
Ele também apresenta a ideia dos ídolos que, segundo ele, são os responsáveis pelos erros do homem no domínio da ciência. Eles se dividem em: ídolos da tribo, que estão fundados na própria natureza humana; ídolos da caverna, que são os dos homens enquanto indivíduos; ídolos do foro, que são os das associações entre os homens; e ídolos do teatro, que são aqueles relacionados às doutrinas filosóficas e às regras viciosas da demonstração.
A importância da obra está no fato de que o seu princípio do raciocínio indutivo influenciou a ciência e ainda se mostra presente atualmente. Porém, é preciso tomar cuidado ao, seguindo o método de Bacon, usar a natureza pensando unicamente no bem do homem sem levar as consequências em conta.

Letícia Roberta Santos
Texto referente ao livro "Novum Organum"

O guia

A busca pela verdade sempre esteve presente na vida do homem. Na obra o “Discurso do Método” René Descartes apresenta o método (caminho) encontrado por ele para conduzir sua razão nesta busca. Publicada em 1637 ela defendia a ideia de que todo conhecimento deve ser pautado de forma racional, voltando-se contra qualquer tipo de dogmatismo.
Com isso, Descartes provocou uma ruptura na sociedade de então, onde a alquimia, a astrologia, a magia e outros tipos de conhecimentos insustentáveis ainda se faziam muito presentes.
Apesar de tratar de vários assuntos, a parte considerada mais importante do livro, em minha opinião, é justamente a que trata das principais regras do método, que são: a dúvida; a fragmentação e a especificação do assunto em questão; a condução dos pensamentos em ordem, do mais fácil ao mais difícil; e a enumeração e a revisão para que nada seja omitido nem esquecido.
A importância dessa parte reside no fato de hoje, mais de trezentos anos depois, ela estar tão presente em nossa sociedade, regulando grande parte das atividades.
É claro que muitos criticam essa metodologia, pois acreditam que faz com que as pessoas ao se especificarem em um determinado conhecimento acabem por deixar os outros de lado, além de fazer com que o racionalismo chegasse ao um ponto extremo.
Porém, é preciso ver as vantagens que esse método trouxe e aproveitá-las na nossa sociedade atual, onde recebemos informações a todo momento e não sabemos em qual delas devemos acreditar.
Em suma, devemos, como Descartes, usar a dúvida para nos guiar na busca pela verdade.

Letícia Roberta Santos
Texto referente ao livro "O Discurso do Método"