Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sob Controle


Em jogo a manutenção da ordem social. O movimento entre as engrenagens que sustentam a harmonia do sistema deve ocorrer sem relevante alteração: os detentores do conhecimento em seu mais alto grau devem ser os comandantes, enquanto a massa trabalhadora deve entender o seu valor, aceitar sua posição e ajudar a manter a sociedade funcionando harmonicamente. Assim se desdobra socialmente o pensamento positivista de Auguste Comte, que propôs um conhecimento social de caráter indutivo, como já acontecia com as ciências biológicas.
Qualquer manifestação contrária daqueles que não aceitam seu papel na sociedade e tentam se deslocar para outra função, através de manifestações revolucionárias, põe em ameaça a ordem. Esse pensamento de Comte teve relevante reflexo às sociedades hodiernas.
         O próprio conceito moderno de Estado traduz o poderio deste sobre todas as pessoas e instituições que a ele são subordinados. Assim, positivada em diversas Constituições está a afirmação de que o Estado é SOBERANO.
         E quem está no comando do Estado? Quase sempre as elites! Inegável é que quem detém o conhecimento é que guia a nau estatal no mar das relações sociais, orientando a embarcação sempre a ventos favoráveis e não deixando que alguma onda de anarquismo subverta a ordem implantada.
         Educar, mas só até certo limite. Proteger, mas não o bastante para deixá-los fortes o suficiente a ponto de serem capazes de sair de onde estão. Confortá-los, o necessário para evitar rebeliões. Assim os detentores do poder adeptos ao Positivismo controlam a massa, mantendo-se fortes e evitando reviravoltas na estática da ordem para sustentar a dinâmica do progresso.


Texto referente à aula sobre Auguste Comte
Antônio Rogério Lourencini - 1º ano de Direito - Unesp - noturno

Base para a reorganização social





      Antes de entrar no pensamento positivista, a sociedade passou por alguns estágios. Os primeiros estágios se comparam a época em que o homem justificava a vida, as ações e acontecimentos humanos com base na existência de um ser superior (Deus) e em aspectos da natureza. Com o passar do tempo, o homem teve maior confiança em seu próprio conhecimento e se desprendeu da teologia e metafísica.
     A partir desse momento, inicia-se o estágio positivista: as ciências avançam e tem como base a observação científica. O espírito humano é amadurecido e as ciências progridem. Porém as ciências da sociedade ainda estavam atrasadas, não tinha evoluído ao estágio positivista. Comte cria toda uma filosofia social para estudo da sociedade como ela é, tendo em vista a análise de seus acontecimentos concretos.
     Num segundo momento, a proposta positivista da sociedade é fundada. O positivismo é muito mais que um desprendimento da metafísica e da teologia. A sociedade positivista só progride de fato com a manutenção da ordem. E essa ordem social deve ser respeitada por todos os componentes: governante, instituições e povo.
     A ordem é o pressuposto do progresso. Um estado sem ordem se apresenta fraco e não progredi. Cada indivíduo na sociedade tem um lugar e um papel a ser cumprido. E para isso todos devem ser educados para saberem respeitar essa ordem. Nela não há mobilidade social e todos devem respeitar isso. Assim o governante governa, os professores ensinam, e assim por diante. E o progresso vem para a felicidade de todos.
     A filosofia positivista tem reflexos hoje como sociedades conservadoras. Para os positivistas atuais, ela vem para reestabelecer a ordem e corrigir a anarquia intelectual, contrariando opiniões de muitas pessoas que prezam a livre escolha de papeis na sociedade.