Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Os Fatos de Durkheim

    Durkheim define “Fato Social” como uma característica adquirida exteriormente pelo ser humano, ou seja, não é algo que nasce com o homem. Tal fato pode ser comparado a um molde, pois através de pressões, vai ajustando o indivíduo para que se encaixe na sociedade.

    Essa pressão não é notada senão vagamente, já que é necessária  ao indivíduo ; e pode se fazer de várias formas como: exclusão do sujeito à sociedade, preconceito, prejuízo financeiro, dentre outros.
    Os moldes supracitados foram elaborados ao longo do tempo por convenções, isto é, hábitos considerados corretos passaram a ser forçadamente transmitidos entre as gerações, como na educação de pai para filho ou de professor para aluno. Por se tornarem tão normais, tais pressões se transformaram em hábitos propriamente ditos.
    Entretanto os fatos sociais só se caracterizam de fato ao se tornarem coletivos, além do mais, nem todos os fenômenos inerentes á vida humana podem ser caracterizados como fatos sociais, cabendo então a outras ciências interpretá-los.

Cesar Felipe Simão Cano - Direito diurno

Nova Ciência




      Após a doutrina positivista de Comte, era necessário criar uma nova ciência para o estudo da sociedade. Para isso Durkheim precisa de um método para o estudo dela. Cria-se o Fato Social como método. Nunca em nenhuma ciência o objeto de estudo era ao mesmo tempo cientista, agora, de maneira inovadora, o homem era cientista e objeto.
      Comte, que também estuda o Fato Social, tem uma visão metafísica em torno dele: o “progresso” é o sentido de toda história. Ele considera a história com o seu próprio ponto de vista e não com a verdade absoluta. Durkheim inova novamente, pois vê as sociedades e suas estruturas individualmente: elas se desenvolvem e se destroem independente uma das outras.
      Para todo o desenvolvimento do seu raciocínio e da sociologia, Durkheim enxerga o Fato Social como “coisa”. Dessa forma, despreza os sentimentos e as pré-noções e valoriza o intelecto. Observa e estuda a sociedade, e só assim obtém seus conceitos e ideias, porque somente a atividade humana é capaz de desenvolver os fatores sociais. Ao contrário da ideia que se tinha até então, de primeiro criar conceitos e depois aplica-los na sociedade.