Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Raciocínio Lógico-conclusivo, crítica.

O ser humano é dotado de determinadas características que fazem com que ele desenvolva o raciocínio lógico-conclusivo, que articula um processo de categorização, ou seja, que faz com que criemos, simbolicamente, relações entre determinadas ações e objetos, desenvolvidas a luz de um aspecto específico, que por vezes é analisado sob outros aspectos, e culmina em erros metodológicos e conclusivos. A construção de raciocínios que estruturam estes erros é de diversas origens e formas.
Desta forma, Comte desenvolve a Filosofia Positiva como uma crítica ao modo de pensar de sua época, ou pelo menos ao qual ele teve acesso, ao dizer que as relações sociais humanas podem ser estudadas por meio da Física Social. A procura por uma pesquisa efetiva, que realmente desenvolva melhorias sociais nas Ciências Humanas, de certa forma, é estruturada pelo autor símbolo, e fundador, de um pensamento que está em vigor até hoje, senão no aspecto geral, no mínimo em parcelas do desenvolvimento de determinados ramos científicos.
Mas, assim como o crítico desenvolve em sua época, é necessário que realizemos um questionamento metodológico. Comte faz uma análise nova e válida do contexto social, de forma a figurar entre uma das leituras mais importantes do curso de Direito, por exemplo, e de ter influenciado diversos segmentos políticos. O autor, entretanto, deixa de lado aspectos da paixão humana, da qual as maiores divergências se originam, além do aspecto axiológico e outros.
As mudanças sociais, econômicas e políticas pelas quais as sociedades passaram desde quando Comte escreveu, e a diversidade de culturas que estruturam uma Nação e o Estado, não permite que apliquemos acriticamente a filosofia do autor positivista. Há diversos aspectos válidos na perspectiva muito bem demonstrada do célebre escritor, que representam teorias metodológicas deveras importantes.

As contribuições do autor para a metodologia de pesquisa social é válida. Assim, a crítica que desenvolvo é acerca da maneira como se relaciona a Física Social com os distintos avanços científicos a que temos acesso. Por vezes, à luz de falsas ideologias, a aplicação contemporânea de preceitos desenvolvidos por diversos pensadores, não apenas Comte e, também, não principalmente Comte, são designadas ao bel-prazer do intérprete, erroneamente, desvinculando a real aplicação que obteria se bem raciocinado, para cair na cega negação e crítica.