Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Analise da teoria Marxista

Num intuito de construir um novo modelo politico, econômico e social, Karl Marx elabora sua teoria socialista, a partir de sua crítica a filosofia Hegeliana. Apesar de Haurir-se da dialélica de Hegel (tese, antítese e síntese) oriundas da racionalidade como modal do estado, Marx materializa sua lógica condicionando-a a dois conceitos: Estrutura (meios matriais de produção) e Superestrutura, tudo que é proveniente dos modais de produção e nisso se enquadra tanto a tecnologia, quanto o conhecimento teórico e filosófico.

A partir desta premissa o mesmo traça um panorama histórico movido por um fim que no caso é a supressão da exploração e opressão do homem pelo homem (comunismo). Introduz-se então a ideia da guerra de classes como o motor da História humana. Para Marx em todo o legado da humanidade houve a luta entre classe opressora e oprimida. No pós revolução francesa, o panorama no qual o autor está inserido, há a ascensão de uma nova classe social, detentora dos meios de produção, a burguesia e esta por sua vez explora a classe proletária, que por não deter os modais de produção vende sua força de trabalho. Defini-se então como fonte das desigualdades a detenção dos meios de produção por uma classe,


Deste modo Marx enquadra a luta do proletariado como o fim histórico da exploração do homem, culminado num  sistema comunista onde o estado será suprimido, um vez que esse é ferramenta coercitiva da classe opressora, e também todas suas instituições e classes sociais além da total socialização da propriedade privada e dos meios de produção Para isso ele define três estágios precedentes: Capitalismo, como superação do modelo feudal; ditadura do proletariado, tomada dos meios de produção pela revolução proletária e socialismo que, guiado pelo partido comunista que representa toda a classe proletária de maneira una, conduzirá a socialização dos meios de produção e a gradual dissolução do estado e de todas as classes sociais.

Lucas Tadeu Ribeiro Efigênio - 1º Ano - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário