Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O método de Marx e Engels e suas convocadoras projeções

Marx e Engels são dois cientistas políticos que erigiram uma plataforma de interpretação e analise da realidade, em que o 'estado histórico' e o 'movimento' tomam o lugar do 'ser absoluto' e da 'coisa' da dialética hegeliana, rompendo com o idealismo e erguendo um materialismo historicista, crítico e radical. A impermanência dialética do pensamento humano é visto como evidencia de sua origem na materialidade, bem como evidencia de inexistência do Absoluto, enquanto para Hegel, a impermanência evidenciava o aperfeiçoamento. Assim podemos considerar que existe uma 'Dialética do Relativo' e uma 'Dialética do Absoluto'.
Esta redução do pensamento e do humano ao status de mero construto e 'estado histórico' ocorre até mesmo, seguindo o rigor do marxismo, com as construções e estruturas da época que fundamentam o marxismo, isto é, do que havia de sólido e concreto pois estes são mera síntese de múltiplas determinações econômico-sociais que se articulam pela dinamicidade da matéria no tempo e no espaço e por isso estão em permanente tensão, em razão do movimento . O marxismo, portanto, mesmo na sua auto-referencialidade é radicalmente materialista e temporal. Assim, o histórico consegue fatalizar o transcendente, mesmo o transcendente da lógica científica: sua ciência, cética e relativista, possui uma epistemologia, donde, para alguns, levaram as ciências sociais, passam pela Escola de Frankfurt, ao pós-modernismo.
A  tautologia ''o estado histórico das coisas é apenas o estado histórico das coisas'' encerra a base do marxismo, que é comum a outras formas de historicismo, sendo a proposta de Terror Revolucionário pois para Marx o empenho marcial e ideológico na sociedade faz-nos agentes ativos, muito importantes na dialética histórica, e que, nessa altura do Capital, é possível converter suas forças ''de tiranos demoníacos em servos submissos'', fazendo com que suas produções potentes sejam utilizadas com outros fins.

Fabio César Barbosa - 1º ano, Direito diurno

2 comentários:

  1. do Terror Revolucionário o diferencial pois...*
    passando pela Escola de Frankfurt*
    análise da sociedade*

    ResponderExcluir
  2. do Terror Revolucionário o diferencial pois...*
    passando pela Escola de Frankfurt*
    análise da sociedade*

    ResponderExcluir