Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Relações intersociais intrínsecas às ideias de Weber

          Ao contrário de Durkheim e Marx, Max Weber lançou um olhar distinto sobre a sociedade européia do século XIX. Para Weber, a sociedade não se constituía de um corpo coletivo consciente que delimitava e determinava os passos dos indivíduos, mas antes disso, esse corpo coletivo entendido como um aglomerado de indivíduos, em que suas vontades e determinações individuais levam cada um a uma direção própria, de modo que se torna impossível ter um panorama amplo e completo da sociedade, pois o todo apenas teria sentido a partir da compreensão da totalidade de perspectivas individuais, o que é algo impossível de se estabelecer.
            Dada essa limitação abrangente, como estudar a sociedade? Para Weber, é preciso explorar essas perspectivas individuais de modo a se perceber nuances da sociedade e de seus valores e comportamentos; isto é possível por meio do desenvolvimento do conceito de ação social.
            Por ação social devemos entender o ato de um indivíduo dirigir-se a outro estabelecendo um contato e tendo um objetivo, mas sem saber como o outro indivíduo irá reagir, Weber chama a resposta à ação social de reação social, sendo que a interação social resultante de ambos forma a relação social.
           
Resultado de imagem para angeli - lovestórias

           Em relação à tirinha exposta acima, é possível exemplificar ação social, reação social e relação social. A ação social da esposa que pede ao marido que nenhum prato seja nojento; a reação corresponde à resposta do marido, com seu pedido. Assim, o primeiro quadrinho forma a relação social, que gera outras interações contínuas, estabelecendo a racionalidade da ação social e dando corpo à sociedade como um todo.
        Weber, no entanto, nos alerta para o fato de que nem toda ação social é necessariamente racional. Para tanto, esta deve possuir sentido e compreensão. Não se adequando a esses quesitos, a ação toma outro corpo, podendo seguir dois caminhos distintos: ação pode ser reativa, o que significa uma reação instintiva por parte do indivíduo; pode ser condicionada, em que uma pessoa é influenciada por outra e tomar decisões de modo a perder sua autonomia individual.
            Por fim, a compreensão da sociedade é possível em sua realidade? Para Weber, a resposta é positiva, desde que se tomem algumas precauções. É possível estudar a sociedade, mas dentro de um determinado modelo conceitual e não tomando seus dados reais. Esse modelo conceitual Weber chamou de tipo ideal, que corresponde a uma generalização conceitual útil para que se possa estudar a sociedade como um todo, sempre lembrando que tal situação é um instrumento teórico e não a realidade pronta e acabada.

Douglas Torres Betete - 1º ano Direito (noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário