Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

                   Weber e a multiplicidade de causas para uma ação individual.
  Marx Weber foi um sociólogo alemão nascido no século XIX, representante da sociologia compreensiva, Weber acreditava que o estudo da sociologia deve se basear na análise individual de cada pessoa, ou seja nas ações individuais, levando em conta a influência da sociedade e de instituições como a escola e igreja por exemplo, e analisando cada ação sob a perspectiva do seu autor. Assim a ação individual depende dos valores de seu autor, como também depende das diversas influências da sociedade. Nesse sentido o pensamento deste filósofo se difere do pensamento de Durkheim, que acredita na análise da sociedade como um todo e não através de valores e consciências individuais, e também difere do pensamento de Karl Marx, que prevê a historia da humanidade assim como as ações dos indivíduos baseada na luta de classes e no modo de produção e distribuição de bens dentro das sociedades.
  Weber também conceitua ação social como : qualquer ação realizada por uma pessoa, inserida em um meio social, que carregue também valores e sentidos oriundos do autor dessa ação e não somente das influências externas a esse autor. Ele então distingue quatro tipos de ação social, a ação racional com relação a afins ,ou seja, uma ação que provem de um raciocínio e que tem objetivos, ação racional com relação a valores, ou seja, uma ação pensada que vai de acordo com os valores e princípios de cada indivíduo, ação afetiva, ou seja, uma ação que depende dos sentimentos de uma pessoa e por último ação tradicional, uma ação  que se baseia em costumes, tradições e crenças fortemente enraizados na mente do autor da ação.
  Na minha opinião, a visão de Weber acerca das ações dos indivíduos na sociedade é entre as visões dos sociólogos estudados até agora a melhor, ele não delimita apenas uma fonte de influência das ações individuais como Marx com os modos de produção, e nem tira do indivíduo a responsabilidade e originalidade dessas ações como Durkheim faz, ele leva em conta também os valores e princípios pessoais de ser humano e não somente aqueles que são oriundos do  contexto, da sociedade e das relações estabelecidas por ele. Desse modo Weber evita a generalização, algo muito comum dentro da sociedade mundial atual, que julga indivíduos por eles estarem inseridos em determinados contextos e manter determinadas relações sem considerar seus valores únicos e pessoais, um grande exemplo desse pensamento comum a muitos cidadão  é :acreditar que todo morador de periferia é bandido, ou que todo muçulmano é terrorista ou ainda que "mulher no volante é perigo". Essas generalizações propõem uma concepção pré-estabelecida acerca de diversos fatos, o que cria julgamentos errôneos e preconceitos dos mais diversos.

Isabela Gisela Heuberger - 1° Ano Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário