Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de agosto de 2017

A amplitude do fato social: apartheid, nazismo e Geisy Arruda

Positivista, funcionalista e evolucionista. Essas são as principais características epistemológicas do sociólogo francês Émile Durkheim que, apesar de ter sido marcante no século XIX, conseguiu manter a contemporaneidade de suas principais ideias, tais como a anomia e a reação social pela consciência coletiva presentes no fato social.

O conceito de anomia descreve as patologias sociais a partir da ruptura da ordem, bem como a fratura das normas. Toma-se como exemplo a luta dos negros e da comunidade LGBT que, mesmo sendo oprimidos, afrontaram a ordem vigente e alcançaram, progressivamente, direitos fundamentais tal como o fim do apartheid na África do Sul e o casamento homoafetivo em alguns países.

Já a reação social exposta por Durkheim está intrinsecamente ligada à consciência coletiva, bem como uma resposta da sociedade perante uma determinada ação. Isso se comprova historicamente diante do exemplo da Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial. Totalmente destruída e com forte sentimento de revanchismo, o povo alemão se viu acolhido pelas ideias nazistas a partir da figura do líder Adolf Hitler. Dessa forma, a reação social dos alemães foi de culpabilizar os judeus do mercado financeiro e disseminar o ideal da supremacia ariana.

No Brasil, o fenômeno Geisy Arruda também pode elucidar a reação social. O simples fato de a garota usar um microvestido rosa causou um tumulto de proporções homéricas na Uniban, faculdade em que Geisy estava matriculada. A confusão resultou em muitos xingamentos pelos colegas da estudante, sendo necessário o uso da força policial para escoltá-la para casa. Assim sendo, a conduta dos agressores frente à Geisy explicita os valores e o senso de justiça de uma sociedade ainda marcada pelo machismo e o patriarcalismo.

O fato social, portanto, não se caracteriza somente pelo caráter geral, coercitivo e exterior ao indivíduo. É preciso analisar, também, a anomia e a consciência coletiva macroscópica. Além do mais, as teorias de Durkheim são atemporais, visto que ainda existem muitos exemplos palpáveis de anomia e reações sociais na atualidade.

Fernando Jun Sato, 1º Ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário