Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de agosto de 2017

A padronização impede a desconstrução

É possível criticar a padronização e os conceitos pré-estabelecidos pela sociedade, argumentando que eles reforçam a criação de indivíduos como “robôs”, seguindo um padrão inerente ao ser humano. Ainda que a tese de Durkheim acerca dos fatos sociais não seja uma completa mentira, ela ainda necessita de várias observações críticas. A educação que o sociólogo retrata como fato social é, sem dúvidas, fundamental para a sociedade, de forma que ela é a base para a construção da mente humana, desde a infância até a vida adulta, e uma das maiores pontes entre o indivíduo e o conhecimento. No entanto, a reflexão que pode ser estabelecida diante desse tema é: seria a educação tradicional a melhor forma para levar o conhecimento às nossas crianças e jovens?
Nos dois últimos anos, ganhou força no país um movimento chamado Escola Sem Partido, assinado por pais, responsáveis e educadores, no qual eles lutam contra a “doutrinação ideológica” nas escolas brasileiras. Afirmo, sem hesitar, que esse projeto visa apenas à manutenção de uma educação conservadora, tentando impedir que professores inovem o nosso sistema educacional trazendo pautas extremamente importantes, principalmente na sociedade do século XXI. Portanto, precisamos entender que a nossa forma de educação talvez não seja mais adequada aos tempos modernos, visto que ainda vivemos em um mundo repleto de violência, preconceito, ódio e discriminação; em um mundo onde pobre é humilhado, onde preto é tachado de ladrão, onde homossexuais são vistos como abominação, onde mulheres são vistas como submissas ao homem, entre tantos outros absurdos.
Pergunto-me se nós tivéssemos uma educação mais libertadora, que reforçasse o nosso pensamento crítico e que seguisse menos os padrões que sempre foram impostos pela sociedade, nós viveríamos em um mundo melhor e mais progressista? A crítica que deixo é que precisamos parar de educar nossa juventude para obedecer e seguir todos os padrões, de ensiná-los as mesmas coisas de sempre, de moldá-los de forma que sejam todos iguais. A educação precisa ser reelaborada de acordo com a evolução do mundo.

Kelly Akemi Isikawa - 1º Ano/Diurno


Nenhum comentário:

Postar um comentário