Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Anomia e Charlottesville


Durkheim preza em sua análise científica o estudo das leis, das instituições que regulam a sociedade. Essas instituições são meios para assegurar a ordem, para satisfazer os indivíduos, com o propósito de garantir a vida em sociedade e assim evitar seu perecimento. De modo geral, é possível dizer que as instituições procuram evitar a anomia.

Anomia é descrita por Durkheim como o momento em que acontece uma fratura das normas, a ordem é quebrada. E essa desregulação da ordem afeta toda a sociedade, visto que os fatos sociais são coletivos. A anomia é gerada pelas transformações sociais, que por sua vez trazem dúvidas à cerca da consciência coletiva. Originando diversas indagações a respeito do que seria certo ou errado, justo ou injusto.

Podemos claramente relacionar essas ideias de Durkheim com os recentes acontecimentos (13/08/2017) na cidade estadunidense de Charlottesville, em que manifestantes neonazistas, membros da KKK e grupos de extrema direita   fortemente armados pregavam a “supremacia branca”. É notório que neste momento da história em que nos encontramos, diversas mudanças e transformações sociais estão ocorrendo. Crenças e valores que por séculos foram assimilados como verdades absolutas estão caindo por terra nos últimos anos, e isso incomoda parte dos indivíduos.

O racismo é um fato social. Por séculos diferentes povos foram submetidos à sujeição simplesmente por possuírem características físicas diferentes. O Darwinismo Social, os ideais Imperialistas, a antropologia jurídica, são alguns exemplos históricos de tentativa da “justificação científica” do racismo, da tentativa de comprovar a diferença entre as raças. Esforços estes que foram em vão.

Portanto as alterações sociais acentuadas a partir de meados do século XX, as mudanças no conceito de superioridade de povos ocorrida no pós-guerra, a conclusão de que todas as etnias são iguais, são mudanças na ordem da sociedade, e essas mudanças causam anomia, exemplificada por esse grande protesto nos EUA. É plausível então dizermos que as transformações dos valores sociais, das instituições, radicalmente aceleradas nos dias atuais são responsáveis por essa sociedade de anomia, em que alguns de seus setores visam impedir que essas transições ocorram, já que as transformações afetam a ordem vigente, e a mudança da ordem vigente significa uma “ameaça” para as crenças dessas pessoas, que possuem “medo” de acompanhar as transformações sociais.

Diego Gaspar, 1° ano Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário