Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Apenas um diálogo de um dia "normal"

Ao voltar de mais um dia de aula, Carla, de aproximadamente 12 anos, vai conversar com seu pai, Fernando, sobre alguns acontecimentos do dia:
- Boa tarde, pai
-Boa tarde, filha, como foi seu dia?
-Foi bom, tive várias aulas legais e a professora deixou eu ir antes para o recreio, porque terminei minha lição antes dos outros alunos
Enquanto dialoga com Carla, Fernando vai retirando o tapouer da mochila de sua filha
-Parabéns !! Mas filha, se você foi liberada antes para o recreio, por que não comeu o lanche que fiz para você com presunto e queijo? Fiz do jeitinho que sua mãe falou que você gosta
-Então pai, eu ia comer, mas o presunto estava na lista de alimentos que é proibido para o consumo,a lista está na minha sala, o diretor até explicou o por que, disse que está na Bíblia.
Fernando se enfurece logo após a justificativa dada pela filha e retruca
-Carla, aproveita bastante os seus amigos dessa escola, por que no próximo ano você não estudará mais lá. Uma escola que não cumpre com sua função social não é o local apropriado para você!
Carla extremamente irritada pela forma como seu pai falou, começa a respondê-lo:
-Mas pai, eu não to nem aí para a função social da escola, eu amo meus amigos, a função social vai muito além do que o senhor acha que é certo ou errado !!!
-Filha, o que sua professora fez é papel de uma igreja fazer, isso é um fato social, simplesmente uma coisa, não tem o por que você me retrucar. A escola tem simplesmente o papel de te ensinar as matérias do currículo escolar, assim como algumas igrejas ensinarem o que é certo e errado se você quiser ir até elas, e eu, como seu pai, tenho a função de te ensinar, não teime mais !
Na tentativa de tentar recuperar a credibilidade da escola, Carla expõe seus motivos para querer permanecer na escola
-Papai, eu entendi o que o senhor quis dizer, mas minha escola também tem muitas qualidades, como por exemplo, professores maravilhosos e que ensinam coisas ótimas para todos os alunos
-O que por exemplo?
-hmm.. hoje, na aula de educação física, o professor Émile fez uma votação para saber quais esportes incluir no campeonato que vamos ter, ai a Maria fez o maior escândalo quando viu que o vôlei tinha sido um dos escolhidos. Disse que é um jogo inútil, que só serve para machucar as pessoas, ela mesmo já torceu o dedo em uma partida, ai virou uma confusão danada, por que só ela não queria, todos os meus outros amigos amaram o resultado, e mais, a Maria ainda falou que tudo o que ela disse é um fato, e que toda a sociedade deveria dar ouvidos a ela!
-Ah Carla, eu até estava pensando em mudar de ideia, mas com essa sua conversa fiada não ta dando!
- Calma pai, eu não terminei ! Nisso o professor Émile interrompeu a discussão e falou uma coisa muito interessante. Pelo menos no pensamento dele, um fato social é algo incluso no coletivo, e não apenas na consciência de um único indivíduo. O indivíduo deve ser considerado como um ser grupal !
-Bom, até que alguma coisa nessa escola realmente presta...
-Sim !!! e pai, eu fiquei chocada com outra coisa que meu professor falou!
- Lá vai.. 
-Hoje o Henrique da minha sala chegou revoltado falando que nossa sociedade é de doentes e que ele já estava de saco cheio ! O senhor acredita que furtaram a bicicleta dele enquanto ele estava brincando no parque perto da casa dele? 
-Nossa, mas eu concordo, a criminalidade aqui é absurda ! Esse povo é louco mesmo!
- Aí que o senhor se engana! o professor Durk explicou pra gente que isso não representa uma patologia, ou seja, um probleeema mesmo...  Claro, não é uma coisa boa, só que faz parte, é uma coisa comum, papai.. Só se torna patológico algo que prejudica absurdamente todo mundo, impedindo o avanço da sociedade...
-Quer saber, filha.. eu vou é dormir, você venceu, a escola até que não é das melhores, mas te ajuda a refletir bastante, então pode continuar estudando la, minha querida
- Yeees !! obrigada papai!

Izabelle de Freitas Custodio-1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário