Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Lista de deveres

Durkheim, ao estudar sobre os fatos sociais, conseguiu chegar à uma conclusão que pode ser considerada estranha a primeira vista, mas, quando mais se observa a realidade,mais se constata a verdade em suas palavras, a conclusão, que seria a sociedade é uma realidade de natureza diferente das realidades individuais. Todo fato social tem como causa um outro fato social, e nunca um fato da psicologia individual. Assim sendo, podemos ver atualmente como o pensamento em massa, aquele que molda a sociedade, muitas vezes não condiz com a realidade da população e com o que as pesoas realmente sentem.
“Faça isso, seja assim, estude, vá para a academia, vista-se de certa forma, tenha filhos” a lista de deveres aos quais estamos submetidos ao decorrer de nossas vidas é gigante, e, muitas vezes, o indivíduo não deseja todos ou alguns dos tópicos dessa lista para “se ter uma vida feliz”. Felizmente, quando saímos do pensamento da sociedade e chegamos ao indivíduo, quando conversamos entre si, vemos que apesar de existirem realmente pessoas que seguem tal lista, também existe uma grande quantidade que simplesmente é feliz do seu jeito.
Não é errado seguir a lista, não é errado ser feliz do seu jeito. O importante é não deixar que o fato social guie a sua vida, deixar-se consumir pela pressão de uma sociedade tão falha, que só consegue sonhar em “ser perfeito” e não consegue olhar para o próximo, buscando felicidade muitas vezes acabando com a auto estima e o amor próprio de tantas pessoas.

César Augusto Matuck dos Santos, 1º ano dir noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário