Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de agosto de 2017

Você é motivo de riso para o palhaço

A sociedade acaba impondo padrões de comportamento. Todos os dias somos bombardeados por informações que ditam nossas vidas e que acabam determinando o que é o certo e o errado para nós. Como se não bastasse nossos familiares decidirem o que vamos fazer, qual curso seguir, o que devemos vestir, quantos filhos devemos ter e para qual times vamos torcer, ainda temos outro fator que acaba nos modelando como indivíduos: a mídia. Esse instrumento utiliza de propagandas sedutoras e artifícios argumentativos para estereotipar o “individuo ideal”, o qual consome os produtos da “marca X”, tem o corte de cabelo do “ator Y”  e por conta disso tem uma vida bem sucedida.

Esses fatos corroboram aquilo que Durkheim analisou como coercitividade e fato social. Acontecimentos que ocorrem de forma constante em uma sociedade e se tornam um hábito acabam sendo aceitos como o certo e moralmente aceito. Tudo aquilo que foge do padrão estabelecido tende a sofrer sanções. No âmbito jurídico, por exemplo, aquele que está em desacordo com  o que é estipulado pela Lei sofrerá penalidades. Além disso, na questão social temos que a conduta diferente pode provocar inúmeras consequências, como a exclusão de um grupo, preconceito e até o riso. Sim, o riso. O que é então o palhaço além de um indivíduo que não segue os padrões aceitos pela sociedade e está constantemente quebrando a expectativa social ? O que leva alguém a ler um livro e dar risada se não é o desvio daquilo que é tido como moralmente correto ?

Isso confirma que não somos livres, e que nossas decisões são baseadas naquilo que a sociedade nos impõe. Até mesmo aquelas pessoas que dizem “não sofro influência de ninguém e criei meu próprio estilo de vida” não são livres, pois se espelharam em algum modelo para seguir esse padrão.


Estamos vivendo em um mundo o qual devemos seguir aquilo que nos é imposto e temos a falsa ilusão de sermos donos do nosso próprio destino. No final das contas, somos apenas clones uns dos outros e a aqueles que são motivo de risada para nós estão rindo nesse exato momento pois estão pensando “pobrezinhos...como deve ser chato viver nesse mundinho de padrões”. Lembra do “palhaço” que você deu risada esses dias ? Então...você é motivo de piada para ele.

Wagner Galdino 1º Ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário