Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Socialismos e suas frustrações

Os problemas sociais do sistema capitalista, amplificados e escancarados pela revolução industrial, fez com que teorias de novos sistemas fossem elaboradas já no século XIX. Dessa forma, muitas foram as vertentes sugeridas, que divergiam em aspectos tais como a maneira que o capitalismo seria superado, como seria a participação do Estado, etc.  
Uma dessas vertentes foi a do Socialismo Utópico, segundo a qual o novo sistema seria implantado de maneira lenta, gradual e com a participação favorável da burguesia. Tal proposta demonstrou-se frustrada quando, no desenrolar da revolução francesa, a burguesia não só demonstrou pouco ou nenhum interesse por esse caminho como também caiu na desordem e corrupção, tornando inviável sua participação no processo previsto pelo Socialismo Utópico. 
Outra vertente notável e de maior importância para este artigo foi a do Socialismo Científico, teorizado por Karl Marx e Friedrich Engels; que analisava criticamente o capitalismo e suas contradições, procurando maneiras concretas para se alcançar o Socialismo. Nessa linha, os autores concluíram que a base do capitalismo estava na alienação do proletariado, visto que aquela se autodestruiria caso esta fosse sanada.  
De qualquer forma, o Socialismo Científico também frustrou os autores de sua teoria quando, em 1848, revoluções liberais eclodiram em diversos países da Europa mas logo foram abafadas sem qualquer possibilidade de superar as maiores contradições do sistema capitalista. 
Gabriel Nagy Nascimento - 1 Direito Noturno