Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Dialética essencial

O texto de Engels, quebra, totalmente, com a visão do senso comum acerca do socialismo. Afinal, Engels expõe uma visão mostra uma visão dialética. De maneira que , para ter-se o socialismo, são necessários pré requisitos capitalistas.

Assim , Engels começa o texto dizendoque o socialismo é fruto da inteligência humana conjuntamente com a anarquia gerada pelas desigualdades do capitalismo. Por isso , em determinadas épocas do Brasil , partidos socialistas, apoiavam idéias capitalistas. Por exemplo: o PCB apoiava as reformas de base de Jango. Afinal , a burguesia é uma classe, exacerbadamente, revolucionária. Mas, carrega consigo sua própria antítese.
Por conseguinte, surgem os socialistas utópicos. São citados e explicadas as teorias de Saint- Simon , Robert Owen e Charlie Fourier. É reconhecido que as idéias destes teóricos são benevolentes, entretanto , não são frutos da ordenação e interações sociais vigentes. Pois , segundo o autor, o socialismo é uma ciência observável. É preciso que haja um embate de idéias, para que tenha a gênese de uma nova mentalidade. Com efeito , há uma crítica a metafísica e ao transcendental.

Outro ponto defendido por Fredrich é : Não se pode ter uma visão fragmentada. Pois, assim, não ter-se-á a visão das antíteses. Por conseqüência, não se enxergará a dialética. Por fim , não terá uma síntese. O que , para o pensador , não é valido. Porque , na sua opinião , todo modo de produção possui um antagonismo. Tal visão, torna a ideologia discerne da teoria Hegeliana. Pois, este, é idealista. Aquele , materialista dialético.
De forma que este último possui a função de desvendar as leis de desenvolvimento da sociedade. Ou seja , por mesmo deste materialismo é percebida a , famigerada, luta de classes. De maneira que com a síntese ( capitalista ) a antítese ( proletariado ) a síntese seria o socialismo – necessariamente.

Engels , assim como Marx, tem uma visão de que a economia é a base da política. Visão, essa prevista por Saint- Simon. Isto é , há uma sobreposição do material em relação ao político. Ademais, a produção capitalista precisa de um recurso exploratório – dito – sutil. Este artifício seria a Mais – Valia. Cuja função é concentrar riqueza. Visto tal importância da produção , na opinião de Engels, por meio dela que ocorrem as transformações sociais. Pois , na produção está um dos antagonismos mais visíveis. Este consistem na lei “cega” da competição : Onde há uma superabundância em poderio do dono dos meios de produção , quando o proletário está na miséria.

Assim , para superar o modo de produção capitalista, é preciso entender as forças produtivas. Para torná-las a favor de todos. Diferentemente do que faz o capitalismo. Pois , este último, utiliza as forças produtivas a favor de uma classe, ou seja, há uma apropriação privada. Por conseguinte, o Estado estaria representando todos os sujeitos. Independente de sua classe. Portanto , o Estado tornar-se-ia dispensável. Então , ao cabo, seria extinto.


Nome : João Vítor Dantas Alves . Turma : 1° Not.

Nenhum comentário:

Postar um comentário