Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Essência poética


Ideia socialista: fundamentada, coerente, desenvolvida, amadurecida. Utópica.
Tendo como base o Iluminismo e toda sua essência capitalista e metódica, tendo a burguesia como classe exploradora e explorada, nota-se um loop e certa incoerência na vida social, daí parte o que Engels defende em suas concepções.
A exploração é base do capitalismo, é óbvio. Mas será que não funciona? Ou então não é saudável? Então, mostre-me algo ou alguém que foi capaz de trazer à tona algo mais efetivo ou inteligente, que motivasse todos a partir daquele ponto de vista, e modificar os métodos de engrenagem social.
O socialismo foi imposto de maneira equivocada, e a utopia continuará, até que as idéias não sejam, de fato, fundamentadas, coerentes, desenvolvidas, amadurecidas. A vivência em igualdade é bela em imaginação, mas seria justa? Seria justo tratar-nos por iguais, diante do desinteresse de certas pessoas? Diante de pessoas com pensamentos preconceituosos? Seriam eles, então, dignos de direitos iguais aos do restante do povo? (Se bem que o capitalismo lhes dá a oportunidade de direitos maiores, em prática).
É por pessoas que pensam hoje como antigos pensaram em sua implantação que o socialismo é como a poesia: não sai do papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário