Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 29 de maio de 2011

Quando o inferno são os outros...

No texto “O que é fato social?” logo percebe=se uma nítida influência de Bacon, Descartes e Comte sobre o autor daquele. Como , por exemplo, as pesquisas embasadas num método. Entrementes, Durkheim vai além da filosofia dos citados. Por conseqüência, é chamado de pós-positivista.
O autor propõe, primordialmente, que os fatos sociais são coisas. Mas, o que ele quer dizer com isso ?Significa que o objeto de estudo da sociologia são fenômenos que não são inerentes ao Homem. De maneira que, assim , seria muito mais fácil e plausível encontrar “a luz da verdade”. Uma vez que o pensador não se envolveria , sentimentalmente, com o substrato de estudo.Acarretando ,então , um distanciamento entre estudo e estudioso. Pois, segundo Francis Bacon ,a mente humana possui ídolos. Por conseguinte, estes últimos subvertem a procura da verdade, por serem intrínsecos aos seres humanos.

Ademais, os fatos sociais consistem nas imposições que a sociedade coloca ao indivíduo. Seja a coerção feita sob forma legal e normativa – pela legislação—ou , ainda, [ de forma ]indireta. Por exemplo , quando violam-se costumes. Em suma, a sociedade junto com os valores dela , aplicam a coerção. Por conseguinte, quando o ser humano acostuma-se com as imposições, elas viram hábitos. Demais,quando o Homem acomoda-se à coerção, ele pensa que seus sentimentos , como revolta, piedade e entusiasmo, mas, na realidade, as correntes sociais , segundo o autor, também são ditadas segundo a sociedade.Porque esta última é quem educa cada indivíduo. Modelando e introduzindo , em cada qual , pressupostos sociais. Afinal, o Homem , segundo Aristóteles, é um “animal social”. Corroborando , portanto , a célebre máxima do pensador : “ Cada um é arrastado por todos”.
Outrossim , a de destacar-se que os fatos sociais são fenômenos coletivos. Com efeito, manifestações individuais – que contém ações psíquicas e orgânicas – não são objetos de estudo da sociologia. Durkheim defende que esta é uma vantagem da sociologia sobre a psicologia. Pois, aquela estuda os fatos sociológicos , que são a grande maioria no cotidiano do Homem.

Nome : João Vítor Dantas Alves. Turma : 1° ano , noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário